Holding imobiliária pode gerar economia significativa na locação de imóveis para as famílias
11/07/2022
Autor: Ana Carolina Tedoldi
É possível gerar uma grande economia tributária realizando a locação de imóveis através de pessoa jurídica devidamente constituída com o respectivo objeto social correspondente a atividade, que pode, inclusive, ser uma administradora de bens imóveis próprios, o que tem se popularizado como Holding Imobiliária.
Por isso, famílias com imóv ...
Aborto: a violação do “segredo de justiça” e a tragédia como “bandeira”
07/07/2022
Autor: Fernando Borges de Moraes
Um bebê de aproximadamente 29 semanas de vida intrauterina foi morto em 23 de junho último no estado de Santa Catarina. Esse foi o desfecho de um caso que ganhou notoriedade nacional graças ao vazamento de dados de um processo sigiloso. Sim, a notoriedade do caso é fruto de um ilícito perverso.
O artigo 189 do Código de Processo Civil, lido em consonância com o artigo 206 do Estatuto da ...
Planejamento sucessório – uma conversa necessária
04/07/2022
Autor: Ana Carolina Tedoldi
O brasileiro tem um grande tabu em falar da morte, principalmente atrelada ao patrimônio. Trata-se de um tema sensível e indesejado, porém, é a única certeza que todos nós temos - evento futuro e certo!
Como diz os versos de Gonzaguinha: “Ninguém quer a morte; só saúde e sorte”.
Porém, o planejamento patrimonial e sucessório se faz muito necess& ...
Lei nº 14.382-2022 – Primeiras Reflexões Interdisciplinares do Registro Civil das Pessoas Naturais e o Direito das Famílias
01/07/2022
Autor: Márcia Fidelis Lima
Por: Márcia Fidelis Lima
Oficial de Registro Civil em MG
Presidente Nacional da Comissão de Notários e Registradores do IBDFAM e diretora do IBDFAM-MG
Foi sancionada, com vetos, a Lei nº 14.382/2022, após tramitar no Congresso Nacional como Projeto de Lei de Conversão que aprovou, com emendas, a Medida Provisória nº 1085/2021.
A lei tem por objeto principal o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos – SERP, a ...
Alteração do nome e a mutabilidade extrajudicial - insegurança ou efetivação de direitos fundamentais?
30/06/2022
Autor: José Luiz Germano, José Renato Nalini e Thomas Nosch Gonçalves
José Luiz Germano[1]
José Renato Nalini[2]
Thomas Nosch Gonçalves[3]
Os mecanismos de identificação proporcionam uma "segurança jurídica" na formação das relações negociais e existenciais. Com o passar dos anos, tais mecanismos foram alterados, com a inserção de novas tecnologias que nos permitem, com margem de engano mui ...
Seria possível o reconhecimento de indignidade sucessória por manifestações nas redes sociais?
30/06/2022
Autor: Marcos Ehrhardt Junior e Gustavo Henrique Baptista Andrade
Marcos Ehrhardt Junior
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor de Direito Civil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro Universitário Cesmac. Editor da Revista Fórum de Direito Civil (RFDC). Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil). Presidente da Comissão de Enunciados do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Membro ...
Somos todas Genis
29/06/2022
Autor: Silvana do Monte Moreira
Ouvir a música de Chico Buarque, dos idos da década de 1970, Geni e o Zepelim, nos dá a sensação de ter sido composta hoje.
Geni e o Zepelim é uma das canções mais fortes da MPB. Composta por Chico Buarque em 1978 como parte do espetáculo Ópera do Malandro, a música permanece atual e suas críticas são super contemporâneas.
Em 1978 eu tinha ...
Os enunciados de Direito de Família e das Sucessões aprovados na IX Jornada de Direito Civil
29/06/2022
Autor: Flávio Tartuce
Nos últimos dias 19 e 20 de maio de 2022, ocorreu em Brasília a IX Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, vinculado ao Superior Tribunal de Justiça. Como tenho destacado em vários escritos, trata-se do evento mais importante do Direito Civil Brasileiro, com a aprovação de enunciados doutrinários que tê ...
Estupro, sim!
27/06/2022
Autor: Maria Berenice Dias
Maria Berenice Dias
Advogada, Vice-Presidente Nacional do IBDFAM
Todo mundo sabe, mas não custa repetir: Desde o ano de 1940 o Código Penal autoriza o aborto quando a gravidez resulta de estupro (CP, art. 128, II).
Não há qualquer limitação ou condicionamento para que seja interrompida a gestação. Sequer é necessária autorização judicial ...
Sobre a indenização pelo abandono afetivo parental
20/06/2022
Autor: Marcos Bonfim
Marcos Bonfim. Pós-graduado em Direito das Famílias e Sucessões pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná.
A jurisprudência pátria ainda se debate acerca da possibilidade de indenização pelo abandono afetivo parental.
Entre os que rejeitam a existência do instituto, denomina ...