Notícias
Palestra do XIII Congresso do IBDFAM discute a autoalienação parental; inscreva-se
“Autoalienação e violência doméstica” é o tema da palestra da advogada Ana Carolina Madaleno no XIII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. O evento terá programação totalmente on-line nos dias 27, 28 e 29 de outubro. Inscreva-se.
A advogada antecipa que pretende abordar a autoalienação parental sob dois enfoques. Em um deles, a prática ocorre como uma forma de vingança contra o ex-parceiro, geralmente a ex-mulher. Em outra esfera, há uma incapacidade e inabilidade daquele que se afasta propositadamente do filho.
“Cada dia mais, vemos ações alegando a alienação parental praticada pela mulher, mas em perícias ou mesmo no decorrer processual percebe-se uma via de mão dupla, em que ou ambos alienam ou ocorre essa recusa sutil e nas entrelinhas chamada autoalienação parental”, destaca a especialista.
A abordagem integra o Painel 4, que enfoca a “Violência Doméstica, Gênero e Alienações", na quinta-feira, dia 28 de outubro, das 10h às 11h. A mesa terá Flávia Brandão como presidente e também contará com palestras de Adélia Pessoa e Alice Birchal. Confira a íntegra da programação.
Prospecções sobre o presente e o futuro
O XIII Congresso do IBDFAM será em homenagem ao jurista Zeno Veloso (1945-2021), cofundador e um dos maiores entusiastas do Instituto. Com o tema geral “Prospecções sobre o presente e o futuro”, a programação trata dos principais assuntos relacionados às famílias contemporâneas. Saiba mais sobre o evento.
Inscrições
Fique atento: as vagas para o XIII Congresso do IBDFAM são limitadas. A participação só será garantida após a confirmação do pagamento. Clique aqui e garanta a sua inscrição.
Propostas de enunciados
Também está aberto o prazo para envio de propostas de enunciados para o IBDFAM. Os escolhidos serão anunciados na abertura do evento, em 27 de outubro. A participação é exclusiva para membros do Instituto. O envio deverá ser realizado até 30 de agosto, pelo site oficial ou pelo e-mail enunciados@ibdfam.org.br. A sugestão deve ser feita em frases curtas, com breve justificativa apontando a referência normativa em questão. Saiba mais.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br