Em um momento de tantas mudanças e incertezas é mais necessário ainda refletir o Direito das Famílias e das Sucessões numa perspectiva humanista. É com esse entendimento que o Instituto Brasileiro de Direito de Família e Sucessões - IBDFAM, realizará a décima terceira edição do seu tradicional congresso bienal.

Com programação totalmente on-line, o “Congresso do IBDFAM”, como é conhecido no meio, se consolidou como um celeiro de ideias da área familiarista no país. Essa edição será em homenagem a Zeno Veloso, cofundador e um dos maiores entusiastas do IBDFAM, que morreu em março, vítima de complicações da Covid-19.

No início de maio, membros do IBDFAM escolheram o tema central do evento. "Prospecções sobre o presente e o futuro" recebeu 61,17% dos votos dos participantes. O assunto vai perpassar toda a programação.

Identidade Visual

A proposta mescla desenhos que dialogam com o tema a cores e formas geométricas. A escolha das cores foi feita pensando numa linguagem mais sóbria com tons terrosos, trabalhando a diversidade de cores para evitar associações de caráter infantil ou didático.

Os cinco elementos que compõe a identidade visual do evento são:

  • A espiral - Representação clássica do tempo, ilustrando presente e futuro.
  • O perfil - Representando a humanização do Direito de Família. Atentando-se à representatividade, sem imposições de gênero, cor ou raça. Um perfil de todos e para todos.
  • A luneta - Simboliza o olhar e as prospecções para o futuro.
  • Papéis ao vento - Representando os três dias de imersão em estudos, exposições e debates durante todo o evento.
  • A seringa - Símbolo da vacina, sinônimo de cura, esperança e superação para humanidade.

Playlist

Entre no clima do congresso, ouça músicas que traduzem os valores e as bandeiras defendidas pelo Instituto. Escolhidas com muito afeto pela Comissão de Direito de Família e Arte do IBDFAM.

Edições anteriores

O evento vem moldando o tom da doutrina jurídica da área desde 1997, quando ocorreu a sua primeira edição. Confira na linha do tempo a transformação e a evolução do Direito de Família pelos temas dos congressos do IBDFAM:

1997 - I Congresso Brasileiro de Direito de Família - 20 anos de divórcio, 80 anos CCB - “A reforma do Direito de Família”.

O primeiro congresso do IBDFAM trazia, há 21 anos, uma proposta ousada de debate para viabilizar um processo de reforma no Direito de Família brasileiro.

1999 - II Congresso Brasileiro de Direito de Família - A família na travessia do milênio.

No final de uma década, o evento fazia um convite a pensar e compreender o ordenamento jurídico em consonância com o discurso da contemporaneidade.

2001 - III Congresso Brasileiro de Direito de Família - Família e Cidadania.

O primeiro congresso nos anos 2000 tinha como objetivo pensar a organização jurídica com a cidadania e também fazer um registro histórico trabalhando temas polêmicos e contribuindo com os principais textos normativos sobre família.

2003 - IV Congresso Brasileiro de Direito de Família - Afeto, Ética, Família e o novo Código Civil.

Como o nome revela, a quarta edição do congresso debateu os novos pilares das relações humanas e o Código Civil de 2002.

2005 - V Congresso Brasileiro de Direito de Família - Família e Dignidade Humana.

Num ambiente de diversidade e novas demandas sociais, o evento agendou a dignidade humana, sob o foco da ética, do afeto e das novas formas de família. A proposta foi explorar estudos, pesquisas, novas abordagens e diferentes descobertas científicas que contribuíram para aprofundar e aperfeiçoar o princípio da Dignidade Humana.

2007 - VI Congresso Brasileiro de Direito de Família - Família e Solidariedade.

O evento fazia um convite ao compartilhamento das experiências e saberes interdisciplinares que contribuíssem para o avanço do Direito de Família.

2009 - VII Congresso Brasileiro de Direito de Família - Família e Responsabilidade.

Essa edição vinha com a proposta de repensar não apenas as responsabilidades do Estado, dos profissionais e das organizações, mas, sobretudo, a responsabilidade do sujeito.

2011 - VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família - Entre o Público e o Privado.

O evento levantava a questão: Qual é o limite entre o público e o privado e até que ponto o Estado pode ou deve intervir nas relações familiares e em sua organização jurídica?

2013 - IX Congresso Brasileiro de Direito de Família: pluralidade e felicidade.

O congresso do IBDFAM promoveu, na cidade de Araxá, interior de Minas de Gerais, um debate jurídico sobre dramas familiares, refletindo amplamente sobre a responsabilidade civil nas relações familiares e os direitos humanos da família.

2015 - X Congresso Brasileiro de Direito de Família - Famílias nossas de cada dia.

O evento propôs a construção de pontes em direção ao futuro, recolhendo o legado pretérito e transformando o presente em abrigo teórico e prático do afeto, da tolerância, da liberdade, da autonomia, da responsabilidade e de todas as estruturas que sonham e vivem como famílias.

2017 - XI Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e das Sucessões - Famílias, Afetos e Democracia - 20 anos de transformação.

Marcando os 20 anos do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a 11ª edição do congresso brasileiro, inspirado nas transformações ocorridas no período, tinha como mote pensar os desafios e perspectivas para o futuro do Direito das Famílias.

2019 - XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM: Famílias e Vulnerabilidades.

“Famílias e Vulnerabilidades” propunha uma reflexão sobre o que o direito brasileiro avançou e o que falta avançar quanto aos que são considerados juridicamente vulneráveis, máxime em relação às famílias: as crianças, os adolescentes, as mulheres, os idosos, as pessoas com deficiência, as minorias étnicas, sociais, de gênero, religiosas, os migrantes e imigrantes, as entidades familiares fragilizadas ou distintas do modelo matrimonial.

2021 - XIII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM: "Prospecções sobre o presente e o futuro" - Homenagem ao jurista Zeno Veloso