Notícias
Artigos: Rodrigo da Cunha Pereira escreve sobre o amor, o casamento e a transformação do divórcio no Brasil
A dinâmica do amor e do casamento sob a perspectiva da psicanálise freudiana é o ponto de partida do artigo "Fim de casamento: o amor, quem diria, foi parar na Justiça”, escrito pelo advogado Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.
Disponível na seção de artigos do portal do Instituto, o texto parte das ideias de Sigmund Freud (1856-1939) para analisar a evolução do Direito em relação ao divórcio no Brasil, com destaque para o impacto da Emenda Constitucional – EC 66/2010, idealizada pelo IBDFAM, que eliminou a discussão de culpa nos processos de separação.
“Foi um grande avanço. Substituiu o discurso da culpa, pelo da responsabilidade, afastando o Estado de determinar sobre questões de foro tão íntimo e privado. A culpa é paralisante do sujeito. E é muito mais fácil colocar no outro a culpa pelas próprias mazelas. Assim não me responsabilizo pelos meus atos. Essa alteração constitucional, ao trazer mais responsabilidade ao sujeito, é como se nos ensinasse: não é você quem me faz infeliz. Sou eu quem permite que você me faça infeliz”, diz um trecho do artigo.
Além do artigo assinado por Rodrigo da Cunha Pereira, o portal do IBDFAM traz textos de Guilherme Thiodoro sobre herança digital e de Voltaire Marenzi sobre uma morte que impediu a indenização do seguro de vida para todos os beneficiários.
Confira:
Desafios da Herança Digital na Preservação da Reputação de Figuras Públicas Falecidas
Por Guilherme Thiodoro | Data de publicação: 16/09/2024
Fim de casamento: o amor, quem diria, foi parar na Justiça
Por Rodrigo da Cunha Pereira | Data de publicação: 16/09/2024
Morte de Segurado Causada pelo Contratante do Seguro Impede Indenização para Todos os Beneficiários
Por Voltaire Marenzi | Data de publicação: 12/09/2024
Envie seu artigo para o IBDFAM
O IBDFAM tem um dos maiores portais sobre Direito de Família do Brasil, o qual apresenta um dos principais bancos de jurisprudência. A seção de artigos do site é constantemente atualizada com análises de especialistas sobre questões emergentes do meio jurídico.
Você também pode contribuir com a seção de artigos do portal do IBDFAM. Os artigos destinados à publicação devem ser enviados por e-mail, em arquivo anexo, formato Microsoft Word, para o endereço leisedecisoes@ibdfam.org.br, aos cuidados do advogado Ronner Botelho Soares.
A publicação dependerá de parecer favorável do Conselho Editorial. Os autores serão comunicados da decisão. Saiba mais.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br