Notícias
Sharenting, stalking e síndrome do bebê sacudido: Temas atualíssimos são destaque na edição 59 da Revista Informativa do IBDFAM
Temas atualíssimos na área do Direito das Famílias estão em destaque na 59ª edição da Revista Informativa do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. A publicação registra assuntos abordados no XIII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões, realizado em outubro de 2021. O evento teve como tema central “Prospecções sobre o presente e o futuro” e reuniu os maiores especialistas na área em programação on-line.
A publicação é gratuita e já está disponível para membros do IBDFAM. Clique aqui para acessar essa e outras edições.
O termo “sharenting” é usado para designar a prática por pais e mães de compartilhar, na web, informações, fotos e dados de crianças e adolescentes. Trata-se de um hábito que pode trazer complicações jurídicas, como ressaltou a advogada Isabella Paranaguá, presidente do IBDFAM seção Piauí.
“Apesar das boas intenções, há um conflito entre o direito de personalidade dos filhos e o direito do responsável legal em exercer sua liberdade de expressão e o livre planejamento familiar.”
A Lei 14.132/2021, sancionada em março do ano passado, trouxe ao cenário jurídico o combate ao “stalking” e “cyberstalking”, em que a vítima - na maioria das vezes, uma mulher - é perseguida e ameaçada. Para a promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro ainda há necessidade de difusão e solidificação na jurisprudência brasileira.
“As vítimas, não raras vezes, apagam toda a importunação, como se o fato fosse deixar de acontecer, o que dilapida as provas. É importante preservar as mensagens, provas e links, pois o print (captura de tela) nem sempre é suficiente.”
Já o juiz Pablo Stolze, membro do IBDFAM, levou ao evento um tema pouco debatido: a “síndrome do bebê sacudido” (ou shaken baby syndrome), lesão cerebral causada por sacudidas violentas do corpo do bebê, geralmente por frustração ou raiva quando a criança não para de chorar.
“No plano cível, se ficar comprovado esse tipo de abuso, que gera sequelas gravíssimas, a destituição do poder familiar é o caminho.”
Realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro, o XIII Congresso do IBDFAM teve 2,2 mil inscritos, o maior público já alcançado pelo evento desde sua primeira edição, em 1997. A programação contou com 87 palestrantes e 28 presidentes de mesa.
O conteúdo da 59ª Revista Informativa do IBDFAM é exclusivo para membros do Instituto. Associe-se agora e garanta o seu exemplar, além do acesso on-line a essa e outras edições já publicadas.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br