Notícias
Identidade visual do XIII Congresso do IBDFAM dialoga com o tema "Prospecções sobre o presente e o futuro"
Estão abertas as inscrições para o XIII Congresso Brasileiro de Direito de Família, iniciativa do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. O evento está marcado para os dias 27, 28 e 29 de outubro, com programação on-line. A lista de temas e palestrantes será divulgada em breve. Clique aqui para garantir sua inscrição. As vagas são limitadas.
Como nas edições anteriores, a identidade visual do XIII Congresso do IBDFAM busca traduzir as lutas e os valores do Instituto. Neste ano, a arte do evento mescla desenhos, cores e formas geométricas em diálogo com o tema central “Prospecções sobre o presente e o futuro”, que perpassa toda a programação.
A concepção foi feita com uma linguagem mais sóbria, tons terrosos, trabalhando a diversidade de cores para evitar associações de caráter infantil ou didático. Os cinco elementos que compõem a identidade visual do evento são:
A espiral: representação clássica do tempo, ilustrando presente e futuro;
O perfil: representando a humanização do Direito de Família. Atentando-se à representatividade, sem imposições de gênero, cor ou raça, um perfil de todos e para todos;
A luneta: símbolo do olhar e das prospecções para o futuro;
Papéis ao vento: referência aos três dias de imersão em estudos, exposições e debates durante todo o evento;
A seringa: símbolo da vacina, sinônimo de cura, esperança e superação para a humanidade.
Atenção à pandemia
Os reflexos da pandemia da Covid-19 na sociedade brasileira, lembrados na identidade visual do evento, também estarão em pauta na programação, cuja lista de palestras foi divulgada na semana passada. “Na medida em que a pandemia avançou, fomos nos adaptando a essa dura realidade”, comenta o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do IBDFAM.
“Os impactos da pandemia do coronavírus no Direito das Famílias e Sucessões são bem expressivos. Cresceram os divórcios e os casos de violência doméstica, pois é na intimidade das famílias que eclodem os maiores conflitos. Muitos casais constataram que eram infelizes e não sabiam. Ainda é mantida prisão domiciliar para devedores de pensão alimentícia, bem como a suspensão das ‘visitas’ a crianças e idosos”, observa Rodrigo.
Além de todos esses fatores específicos, não se perde de vista um cenário trágico. Mais de 500 mil brasileiros perderam a vida por complicações do coronavírus. “Torna-se relevante fazer um evento para abordar o reflexo da pandemia na ciência do Direito, além de outros temas, bem como as prospecções para o futuro para superar a crise humanitária, já que o Direito das Famílias é o mais humano dos direitos.”
Concepção do projeto gráfico
A identidade visual do XIII Congresso do IBDFAM é assinada pelo designer gráfico Bruno Caligiorne. “O processo de criação da identidade visual passou obviamente pela influencia do processo histórico que atravessamos desde março de 2020. A ideia, desde o início, foi criar símbolos e grafismos que pudessem correlacionar o tema Prospecções sobre o Presente e o Futuro”, diz.
Ele detalha o processo de seleção dos cinco símbolos que representam o tema. “A espiral foi escolhida pela sua íntima relação com o tempo, sendo um símbolo comum a quase todas as civilizações antigas, presente nos cinco continentes e sempre com significados relacionados à evolução, ao crescimento e ao desenvolvimento temporal.”
“Os rostos em perfil ressaltam a pessoalidade do Direito, em especial o Direito Familiar e suas amplas formas de tratar o ser humano em suas diversas interpretações e realidades. Para falar sobre futuro e suas prospecções, nada melhor do que um telescópio, instrumento utilizado para observar o cosmos e compreender o universo sempre olhando quase que literalmente para o futuro”, acrescenta Bruno.
Elementos com referência direta ao combate à pandemia também foram inseridos. “A seringa foi escolhida como representação clássica da vacina, algo que era apenas uma parte da nossa rotina, mas que recentemente adquiriu o status de esperança, de retorno à normalidade, e sobretudo de proteção. Este grafismo passou a ter associada à sua imagem um significado de futuro, de algo que está por vir para alterar a realidade e voltar a estabelecer a vida como conhecíamos.”
O presente no Direito de Família
“Por fim, o que é o presente para o Direito de Família senão muito estudo e pesquisa para entender como essa ciência se adapta e se aplica ao contexto? Pensando nisso, foi escolhida a imagem de papéis ao vento, representando os dias de estudo e dedicação investidos para que o Direito de Família se mantenha sempre atualizado e engajado nas causas familiares adaptadas a suas inúmeras realidades”, destaca o designer gráfico do IBDFAM.
Concluindo o processo de escolha dos signos, Bruno Caligiorne partiu para a harmonização e criação de uma unidade visual que unisse todos os elementos. “Escolhi uma paleta com cores harmonizantes entre si, com tons mais sóbrios, posta a importância dos assuntos abordados.”
“Formas geométricas foram utilizadas na composição do padrão colorido que acompanha os símbolos para fechar a unidade visual. Por fim, as fontes foram selecionadas por terem serifa, que atribui um caráter de sobriedade. A fonte utilizada em ‘Presente e o futuro’ é manuscrita e fluida para imprimir a ideia de liberdade e pessoalidade ao passar do tempo e suas respectivas construções pessoais e coletivas”, conclui Bruno.
Homenagem a Zeno Veloso
O Congresso Nacional do IBDFAM é bienal e se consolidou, desde a primeira edição, em 1997, como um celeiro de ideias da área familiarista no país. A programação de 2021 será em homenagem a Zeno Veloso, cofundador e um dos maiores entusiastas do IBDFAM, que morreu em março, vítima de complicações da Covid-19.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br