Direito de Família na Mídia
TJ realiza 3 mil audiências de casos de violência doméstica
06/05/2015 Fonte: TJMGCerca de 3 mil audiências de casos de violência doméstica e familiar foram realizadas durante a campanha “Justiça pela Paz em Casa”, em março deste ano. Ao todo, cerca de 3,5 mil processos foram julgados nas comarcas mineiras que aderiram à iniciativa, proposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A campanha, realizada no mês da mulher, teve como objetivo promover uma espécie de mutirão, que mobilizou tribunais de todo o país.
Durante o período da campanha, os processos relacionados à Lei Maria da Penha tiveram suas audiências ou julgamentos priorizados. Em Minas Gerais, as ações foram realizadas ao longo de todo o mês. No Estado, tramitam cerca de 88 mil processos relacionados à violência doméstica e familiar. Apenas na capital, são 45 mil.
Em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, o juiz Marcos José Vedovotto, da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Precatórias, diz que as vítimas se sentiram prestigiadas ao serem ouvidas pelo Judiciário. Nessa comarca, foram realizadas 107 audiências e houve o julgamento de 211 feitos criminais. “Isso aumentou até mesmo a conscientização entre as mulheres que são vítimas de violência, que perceberam que elas não sofrem sozinhas, mas que há outras pessoas enfrentando situações parecidas”, disse. Leia mais.