Direito de Família na Mídia
Hospital Municipal de Itaboraí terá Cartório de Registro Civil
05/05/2015 Fonte: Jornal do BrasilA partir da próxima segunda-feira (4), todas as crianças nascidas no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior (HDLJ), em Itaboraí, deixarão a maternidade da unidadecom o registro de nascimento. A iniciativa será possível graças a um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e o Cartório de Registro Civil do 1º Distrito. A entrega do primeiro posto interligado do cartório dentro do HDLJ ocorrerá às 10h. O funcionamento normal será de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
De acordo com o vice-prefeito de Itaboraí e gestor do Comitê Municipal de Erradicação do Sub-registro, Audir Santana, além dar mais comodidade às famílias, a ação vai colaborar para a Campanha de Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica, com foco nas crianças de entre zero e dez anos.
“Não temos dúvidas de que será uma ferramenta importante para o combate ao sub-registro de nascimento, ou seja, os casos tardios. Esse é o primeiro passo para garantirmos os direitos civis de todos. O documento será processado dentro do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, a única maternidade dentro do município. Esse procedimento vai impedir que saiam daquela unidade crianças que engrossem a fila dos que não possuem documento”, afirmou Audir Santana, que é médico obstetra há mais de 30 anos. Leia mais.