Direito de Família na Mídia
Direitos iguais para pai e mãe nas decisões sobre a vida dos filhos
13/04/2015 Fonte: TV JustiçaO Repórter Justiça mostra nesta semana as nuances da nova lei da guarda compartilhada, a Lei 13.058, de dezembro de 2014, que torna essa prática uma regra e possibilita maior participação na vida da criança ou adolescente àquele pai ou mãe que não detém a guarda judicial.
O programa mostra, ainda, as faces da alienação parental, que não ocorre apenas quando um dos pais tenta denegrir a imagem do outro para o filho. A tentativa de afastar um dos genitores do filho é, também, considerada alienação parental. Você vai conhecer a história do bombeiro militar Claudio Borges, que está há quatro anos sem ver a filha, levada para os Estados Unidos pela mãe. Os contatos ficaram complicados e ele tenta, na Justiça, fazer com que a mãe da criança cumpra o acordo assinado por ela quando ele autorizou a saída da pequena Maria Eduarda do país. Hoje o pai tenta matar as saudades da filha assistindo a vídeos no computador.
E como fica o pagamento da pensão alimentícia quando os pais ajuízam o compartilhamento da guarda dos filhos? A pensão deve ser reduzida para quem paga ou nada muda? No programa desta semana você vai saber porque um trabalhador foi preso mesmo pagando parte do valor da pensão estipulada em juízo. “O salário mínimo foi aumentando e aí ficou alto; exatamente, ficou alto, o que aconteceu: não dei conta de acompanhar e aí eu depositava a metade”, conta o cinegrafista Júlio Rodrigues.
Tudo isso e muito mais no Repórter Justiça. Está imperdível!
Exibições:
Inédito: 11/04, às 21h30.
Reapresentações: 12/04, às 11h; 13/04, às 12h; 15/04, às 19h; 16/04, às 22h30; 17/04, às 7h30.