Direito de Família na Mídia
Site ajuda mais 8 mil que estão na fila da adoção
05/12/2014 Fonte: Diário SPSão Paulo é o estado que mais tem crianças esperando para serem adotadas, e também o que mais tem famílias cadastradas na fila de espera de adoção. De acordo com dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), são 8.248 pretendentes no Cadastro Nacional de Adoção atualmente e 1.357 crianças. Para se ter uma ideia, no Brasil há 5.646 crianças disponíveis para adoção e 32.817 cadastros de casais ou pessoas solteiras interessadas em adotar.
E para piorar, o processo de adoção é complicado, demorado e burocrático. Por isso, para facilitar a vida de quem deseja entrar no processo de adoção de uma criança, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) lançou o site Adotar, que tem como objetivo trazer em uma linguagem simples e direta o que é preciso fazer.
O site contém textos com as perguntas e respostas mais frequentes, vídeos com depoimentos de famílias que já passaram pelo processo de adoção, além de notícias relacionadas ao assunto.
BOA INICIATIVA/ Na opinião de Monica Natale, presidente da Agaaesp (Associação dos Grupos de Apoio à Adoção de São Paulo), o site é uma boa iniciativa para leigos se informarem sobre o tema. “Há 12 anos, quando me inscrevi pela primeira vez no Cadastro Nacional de Adoção, praticamente não sabia onde procurar informações sobre todo o processo. Agora, em um site oficial do TJ-SP, tudo fica mais fácil”, opina (leia mais ao lado). Leia mais.