Direito de Família na Mídia
Deputadas pedem apoio do Congresso para projetos em defesa das mulheres
20/11/2014 Fonte: Agência SenadoAproximadamente 100 mulheres – entre senadoras, deputadas, oficiais da Marinha e da Aeronáutica e representantes de conselhos de direitos da mulher – participaram do lançamento da campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher", em sessão solene do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (19).
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) pediu empenho do Congresso na votação das matérias sobre os direitos das mulheres. “Temos um papel antidiscriminatório e de afirmação dos direitos”, afirmou a parlamentar, que foi ministra dos Direitos Humanos entre 2011 e abril deste ano.
Entre os projetos sobre o tema está o PL 7371/14, que cria o Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e tem requerimento de urgência para ser votado no Plenário da Câmara; e o PL 6293/13, que torna a violência doméstica crime de tortura.
Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), a violência é um processo de “desumanização” que precisa ser central nas ações de Estado. Ela classificou a sub-representação feminina no Parlamento como uma “burca invisível” e disse que é impensável a elaboração de políticas públicas sem que a opinião das mulheres seja ouvida. Leia mais.