Direito de Família na Mídia
Evento debate medidas para combater violência contra a mulher
05/11/2014 Fonte: CNJA partir desta quarta-feira (5/11) magistrados e profissionais de diversas áreas que atuam no combate à violência contra a mulher estarão reunidos em Campo Grande (MS) para debater a adoção de medidas para aprimorar o atendimento às vítimas e frear esse tipo de crime no País. O VI Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid) contará com a participação de 200 profissionais relacionados ao tema, como policiais, defensores, promotores, juízes, psicólogos e assistentes sociais, além de especialistas internacionais.
O objetivo é definir ações concretas capazes de fortalecer a rede de atendimento a mulheres vítimas de violência, desde o primeiro contato delas com as autoridades policiais, passando pelo Judiciário e pelas as equipes multidisciplinares, de apoio psicológico e social. O feminicídio, o aborto e as políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência e ao tráfico internacional de mulheres são alguns dos temas que serão debatidos nos três dias do evento, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A coordenadora do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do CNJ, conselheira Ana Maria Amarante Brito, fará a abertura do Fórum, nesta quarta-feira (5/11), a partir das 20h, com a palestra O Poder Judiciário e a Lei Maria da Penha. Na avaliação da conselheira, o Fórum, que congrega magistrados de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal envolvidos com a temática de violência de gênero, tem grande importância, principalmente pelos enunciados decididos durante o evento. Leia mais.