Direito de Família na Mídia
Ejef aborda adoção em encontro em Uberlândia
30/10/2014 Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - TJMGA Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e a organização não governamental (ONG) Pontes de Amor: Apoio à Adoção, à Convivência Familiar e Comunitária promoveram, em 17 e 18 de outubro de 2014, em Uberlândia, o IV Encontro Estadual de Adoção de Minas Gerais e o II Encontro de Parentalidade e Adoção do Triângulo Mineiro, com o tema "Coragem para Conviver".
Os eventos tiveram como objetivos disseminar conceitos e reflexões importantes para o sucesso da adoção legal e para a promoção da convivência familiar e comunitária saudável com crianças e adolescentes que vivem em abrigos.
Promover a unidade de pensamento e ações na rede de proteção e garantir os direitos da criança e do adolescente, assim como propiciar a ampliação dos conhecimentos referentes às questões da adoçãotambém foram propostas debatidas nos encontros.
Durante os trabalhos, foram discutidos conceitos e ideias sobre a atuação dos operadores das diversas áreas envolvidas no campo da adoção, a fim de possibilitar uma análise científica sobre o tema. Luiz Schettini Filho, Suzana Schettini, Bárbara Toledo e Sávio Bittencourt, especialistas de competência reconhecida no assunto, foram os palestrantes convidados.
De acordo com a organização, os participantes avaliaram positivamente a forma lúdica como o evento foi apresentado. Simulando um auditório de programa de rádio, dois apresentadores fizeram intervenções de sensibilização sobre a relevância do tema.
Ao final, o público apresentou sugestões de temas para futuros encontros, tais como a adoção de crianças com deficiência, a adoção monoparental, a adoção por casais homoafetivos, o cotidiano dos abrigos, entre outros.
O evento reuniu cerca de 500 pessoas e contou também com o apoio da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), além de outras empresas e instituições de Uberlândia.