Direito de Família na Mídia
TJ participa do combate à violência contra mulher
04/09/2014 Fonte: TJMTMilhares de mulheres de diferentes lugares, classes sociais, escolaridade ou raças são atingidas pela violência doméstica todos os dias. Em Mato Grosso, por exemplo, foram registrados mais de 32,4 mil casos de mulheres vítimas da violência, seja física, moral, psicológica, patrimonial ou sexual, somente em 2013. Foi pensando justamente no bem-estar e prevenção dessas pessoas que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso firmou um Protocolo de Intenções com a Prefeitura de Cuiabá, Defensoria Pública e Ministério Público do Estado, na tarde desta quarta-feira (3 de setembro).
A iniciativa tem o objetivo de reduzir o índice de violência contra a mulher na Capital, por meio da implementação de ações que visem o enfrentamento a esse tipo de crime. Para se ter ideia da dimensão do problema, cerca de 18 mil processos tramitam nas duas Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá.
Diante disso, 13 compromissos são contemplados no Protocolo de Intenções, sendo um deles a reativação do Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência (Revivi), responsável por oferecer apoio às vítimas por meio de cursos de capacitação e qualificação profissional, além de assistência jurídica, clínica e psicológica. Leia mais.