Direito de Família na Mídia
Comissão de Relações Acadêmicas
30/11/2005 Fonte: Comissão de Relações AcadêmicasINTEGRANTES
Presidente da Comissão: Conrado Paulino da Rosa
Cléssio Moura de Souza
Elizabete Patriota
Renata Cysne
O OBJETIVO
Criada na Assembléia Geral Ordinária do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, durante o V Congresso de Direito de Família, em Belo Horizonte (MG), a Comissão de Relações Acadêmicas tem os seguintes objetivos:
- divulgar o Instituto no meio acadêmico
- contribuir para a melhoria do ensino do Direito de Família nas instituições de ensino superior
- sensibilizar os estudantes do curso de Direito para esse campo do saber Jurídico que tem suas especificidades e uma dinâmica própria, em constante transformação em função das demandas sociais.
OS FUNDAMENTOS
Constatou-se que faltavam ações por parte do Instituto, voltadas ao meio acadêmico. Assim, os acadêmicos presentes no V Congresso Brasileiro de Direito de Família, ocorrido em outubro de 2005, apresentaram a proposta da criação da presente Comissão à Diretoria do IBDFAM, que foi aprovada tendo em vista o objetivo de aproximar os alunos das diversas universidades brasileiras.
BASES DE ATUAÇÃO
A Comissão de Relações Acadêmicas se propõe a atuar com base em três frentes:
- Rede de comunicação virtual dos acadêmicos do IBDFAM – Permite que os alunos cadastrados comuniquem-se entre si, trocando informações e participando de debates. Sistema em funcionamento através do Yahoo Grupos (acadibdfam@yahoogrupos.com.br).
- Incentivo à criação da mesma Comissão nas Diretorias Estaduais do IBDFAM – A Comissão conta com o apoio dos presidentes estaduais, para que a exemplo dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas e sejam criadas as Comissão de Relações Acadêmicas.
- Promoção de eventos no meio acadêmico – Proporcionar aos acadêmicos, por meio de seminários e palestras, debate e aprendizado sobre temas atuais do Direito de Família.
- Parceria com a Comissão de Ensino Jurídico - Ações conjuntas poderão ser desenvolvidas nos estados, direcionadas à melhoria da formação e capacitação profissional.