Direito de Família na Mídia
Vanessa da Mata fala sobre importância da adoção
29/05/2012 Fonte: CNJ para o instituto da adoção, especialmente para os perfis de crianças menos adotadas no Brasil, e estimular a troca de experiências entre pais adotivos, magistrados e militantes da causa foi o principal objetivo do Seminário "Dia Nacional da Adoção" do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). A iniciativa consistiu em realização da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) do TJBA. Foi realizada na sexta-feira (25/5), em Salvador, com a participação de magistrados, operadores de Direito, artistas e representantes da sociedade civil.
A cantora Vanessa da Mata, mãe adotiva de três crianças, foi uma das palestrantes do evento. Em sua apresentação, intitulada "Adoção: Laços de amor", a cantora falou sobre seus processos de adoção e a adaptação de seus filhos adotivos ao novo lar, além de ressaltar a importância em se preparar para ser uma mãe ou um pai adotivo. Um dos destaques da apresentação da cantora foi a importância da afetividade no acolhimento da criança adotada na nova família.
Paulo Borges, diretor criativo e produtor da São Paulo Fashion Week, também foi um dos convidados a falar sobre o instituto da adoção. O produtor, pai adotivo de um menino afrodescendente e apenas o quinto homem solteiro a realizar uma adoção no Brasil, criticou a resistência que a sociedade brasileira tem em realizar adoções interétnicas e tardias. "Quando eu disse que queria adotar uma criança mais velha e negra, meus amigos disseram que eu queria adotar alguém que ninguém queria adotar", declarou Paulo. "A maioria da sociedade não vê essas crianças", lamentou.
Leia a matéria completa.