Direito de Família na Mídia
Falta de apoio e afeto é danosa
21/05/2012 Fonte: Diário de CuiabáEm seu projeto, o deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT) argumenta que as obrigações existentes entre pais e filhos não está apenas a prestação de auxílio material, mas também a necessidade de apoio, afeto e atenção mínima indispensável ao adequado desenvolvimento da personalidade dos filhos ou ao adequado respeito às pessoas de maior idade.
Bezerra justifica ainda que o envolvimento familiar não pode ser mais apenas pautado em um parâmetro patrimonialista-individualista. Sustenta ainda que, no caso dos filhos menores, o trauma decorrente do abandono afetivo pelos pais implica marcas profundas no comportamento da criança.
"A espera por alguém que nunca telefona - sequer nas datas mais importantes -, o sentimento de rejeição e a revolta causada pela indiferença alheia provocam prejuízos profundos em sua personalidade", ressalta ele por meio da assessoria da Agência da Câmara.
No caso dos idosos, ele entende que o abandono gera um sentimento de tristeza e solidão que se reflete basicamente em deficiências funcionais e no agravamento de uma situação de isolamento social mais comum nessa fase da vida. (JD)