Direito de Família na Mídia
Crianças viajam de forma clandestina em trens de minério
19/04/2012 Fonte: G1 Em Açailândia, o desrespeito à infância brasileira. O Conselho Tutelar de Açailândia deciciu não receber mais crianças e adolescentes que viajam de forma clandestina do trem de minério da companhia Vale.
Só este ano, cinco chegaram ao municipio nessas condições. A gerente de relações com a comunidade da Vale, Elis Ramos, disse que há mais de quatrocentos profissionais de segurança trabalhando ao longo da ferrovia, inclusive realizando vistorias nos vagões e locomotivas.
Conselheiros tutelares e o Ministério Público do Estado do Maranhão fizeram denúncias graves, como casos de prostituição e ameaças a menores. Segundo os relatos, os meninos aproveitariam as facilidades de acesso às ferrovias para embarcar de modo clandestino nos vagões de minério de ferro e até mesmo entre os motores das locomotivas.
Em 2008, 195 menores foram flagrados desafiando o perigo nos trens e este ano, seis meninos já burlaram o esquema da mineradora. A companhia está sendo acusada de violação da dignidade dos meninos por vários conselhos tutelares de cidades à beira dos trilhos. "Eles chegavam lá no conselho, muitas vezes, cheios de marcas avermelhadas no corpo devido ao contato com o minério nos vagões", relatou Elisângela Silva, conselheira tutelar no município de Açailândia.
Clique aqui e leia a notícia completa.