Direito de Família na Mídia
STF retoma hoje julgamento sobre aborto de fetos anencéfalos
12/04/2012 Fonte: Folha.comO STF (Supremo Tribunal Federal) vai retomar na tarde desta quinta-feira o julgamento que vai decidir sobre o direito de gestantes interromperem a gravidez nos casos de fetos anencéfalos (ausência de cérebro). A sessão de ontem foi suspensa com 5 votos favoráveis ao aborto nesses casos e 1 contra.
O julgamento foi interrompido após o voto do ministro Ricardo Lewandowski, único a se posicionar até aqui contrário à permissão da antecipação do parto. Para ele, só o Congresso Nacional poderia mudar a lei e permitir o aborto nestes casos.
Apesar disso, a tendência é que o STF entenda que a antecipação do parto é possível nesses casos, sob o argumento de que o feto anencéfalo é incompatível com a vida. Assim, não se trataria juridicamente do aborto proibido em lei.
A expectativa é que pelo menos mais dois ministros (Carlos Ayres Britto e Celso de Mello), dos quatro que faltam voltar, opinem favoravelmente à autorização.
Um grupo de religiosos recorreu à Presidência do Senado na manhã de ontem contra o ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação que pretende liberar o aborto no caso de fetos anencéfalos. O grupo o acusa de crime de responsabilidade por ter antecipado a opinião que daria à imprensa, em 2008.