Direito de Família na Mídia
I Congresso da Diversidade Sexual começa nesta quarta-feira em Maringá
10/04/2012 Fonte: odiario.comComeça nesta quarta-feira (11) em Maringá o I Congresso da Diversidade Sexual, que terá como tema "Da proteção dos direitos da personalidade". O evento segue até sexta-feira (13), com discussões sobre a sexualidade humana, e é promovido pelo Instituto de Direito e Bioética (IDB) com participação da Ordem dos Advogados do Brasil em Maringá.
De acordo com uma das organizadoras e fundadoras do IDB, a advogada Valéria Silva Galdino Cardin, esta é a primeira vez que é realizado um congresso para debater a diversidade sexual e direitos da personalidade no Brasil. "São temas ainda muito polêmicos e um tabu para a sociedade, pois muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre o assunto", diz.
A advogada destaca que durante o congresso será lançado a revista 'Diversidade Sexual', com artigos e estudos produzidos pelo instituto. Além disso, haverá palestras com especialistas no assunto como Dra. Maria Berenice Dias, Dr. Jorge Duarte Pinheiro e vários outros. O evento acontecerá no teatro Marista, com tem início às 19 horas, voltado para acadêmicos e profissionais.
Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011, que reconhece as uniões de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar e que caracteriza união estável, segundo a advogada, a discussão sobre o tema esteve presente na casa de todas as famílias brasileiras. "Não discutimos mais a possibilidade, mas sim o planejamento, receptividade e vínculo destas novas famílias", afirma.
Para Valéria, a discussão da diversidade sexual é muito importante, não apenas para a comunidade científica, mas para toda sociedade. "As pessoas têm preconceito, porque não entendem. Para mim, ninguém escolhe ser, por exemplo, homossexual, mas sim nasce. E é necessária que todos entendam e respeite isso", explica.