Direito de Família na Mídia
IBDFAM vai ao TJMG pedir mais atenção às demandas de Família
21/09/2005 Fonte: Ascom IBDFAM
A criação em Minas Gerais, de Câmaras Especializadas em Direito de Família, tendo em vista a crescente demanda nessa área e a necessidade de agilizar as respostas dos tribunais à população, será a tônica do encontro amanhã (22/09), entre os presidentes do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), respectivamente, Rodrigo da Cunha Pereira e Hugo Bengtsson.
O encontro está programado para as 10h desta quinta-feira (22/09), no gabinete do presidente do TJMG, Hugo Bengtsson, à rua Goiás, 253 - 14º andar, no centro de Belo Horizonte. As Câmaras Especializadas em Direito de Família contribuem para ampliar e aperfeiçoar o atendimento à população de baixa renda.
Uma pesquisa feita pelo IBDFAM mostra que a maior demanda nos tribunais ocorre nas varas cíveis, responsáveis pelo atendimento às questões relacionadas à Família. Separação, divórcio, adoção, guarda dos filhos, herança, alimentos, filiação e investigação de paternidade, são alguns exemplos mais comuns. E embora Minas Gerais tenha registrado a instalação de 110 novas varas judiciais (cíveis e criminais), nos últimos dois anos, cerca de 90% das causas cíveis se concentra na área do Direito de Família.
O IBDFAM reúne cerca de 2,5 mil especialistas em todo o País e tornou-se referência nacional por concentrar de forma multidisciplinar as maiores autoridades brasileiras em Direito de Família.