Direito de Família na Mídia
Dois bebês trocados ficam com uma só mãe
26/04/2005 Fonte: Espaço Vital em 27/04/05Uma decisão inédita da Justiça de Sorocaba (SP) deu a uma das mães a guarda dos dois bebês trocados durante o parto, na maternidade da Santa Casa de Votorantim. Os recém-nascidos tinham sido trocados em julho do ano passado, mas o engano só foi descoberto no início deste ano.
Exames de DNA confirmaram que as mães tinham levado para casa os filhos errados. O processo, iniciado em fevereiro, terminou de forma surpreendente. Acolhendo parecer do Ministério Público, o juiz entendeu que a mãe biológica de uma das crianças não tinha condições de criar o próprio filho, enquanto que a outra mãe mostrou-se apta a cuidar dos dois.
Da decisão, dada na última segunda-feira, ainda cabe recurso. Até a decisão final, no entanto, a dona de casa R.R. vai ficar com as duas crianças. Por ordem da Justiça, as mães moraram juntas durante duas semanas, convivendo com as crianças, para se adaptarem à nova situação.
"L. nunca se adaptou, pelo contrário, manifestou forte rejeição pelo próprio filho", disse o promotor Wellington dos Santos Veloso, curador da Infância e da Juventude de Votorantim. O promotor descobriu que L. já havia oferecido para adoção outro filho. "Chegamos à conclusão de que o menino estaria correndo sério risco se fosse entregue à própria mãe."
Segundo o parecer do M.P., "R.R., ao contrário, embora pobre e moradora de um barraco, revelou-se mãe mais amorosa e consciente". Ela chorou, emocionada, ao tomar conhecimento da sentença. (Com informações de O Estado de S.Paulo).