Direito de Família na Mídia
IBDFAM-DF firma convênio com Projeto Aconchego
22/07/2008 Fonte: Ascom IBDFAMSomar esforços para estimular a adoção e a convivência comunitária como alternativa à institucionalização de crianças e adolescentes. Como esse objetivo, o IBDFAM-DF firmou ontem (21) convênio com o Projeto Aconchego, instituição não governamental de Brasília que desde 1997 trabalha para dar às crianças que vivem em abrigos o que lhes é de direito, um lar com amor e cuidado.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (2006) existem, no Brasil, 120 mil crianças em abrigos. No Distrito Federal, de acordo com os dados do TJDFT de 2007, os 24 abrigos possuem 900 crianças institucionalizadas. Para o presidente do IBDFAM-DF, juiz Arnoldo Camanho, o convênio garante apoio institucional recíproco às entidades conventes. Assim, em todas as atividades realizadas pelo IBDFAM-DF e pelo Projeto Aconchego, isoladamente ou em conjunto constará a logomarca de ambas entidades.
"Com a celebração desse convênio, quem ganha é a sociedade, que passa a ser mais e melhor informada acerca da urgente necessidade de implementar ações concretas em prol das figuras clássicas de colocação em família substituta - a adoção, a guarda e a tutela - como alternativas à colocação de crianças e adolescentes em abrigos", disse o juiz Arnoldo Camanho. "O melhor é que, à medida que isso acontece, o Projeto Aconchego divulga o bom nome do IBDFAM-DF e vice-versa", completou .
Dentre as ações previstas na parceria, estão campanhas de comunicação para a educação e sensibilização da sociedade além da realização de eventos científicos em conjunto.
Saiba mais sobre o Projeto Aconchego: http://www.projetoaconchego.org.br/