Direito de Família na Mídia
IBDFAM-RR visita o judiciário de Roraima
16/06/2008 Fonte: Ascom com informações do IBDFAM-RRO IBDFAM-RR promoveu uma verdadeira maratona de divulgação da entidade e de seu ideário na semana passada. Com a presença da presidente da Comissão de Comissão Nacional de Infância e Juventude do IBDFAM, Tânia da Silva Pereira, os dias 09 e 10 de junho foram preenchidos com várias visitas aos órgãos da justiça do estado de Roraima.
Conciliação
A caravana, composta por parte da diretoria, visitou a Vara Itinerante do Estado de Roraima, que funciona no Fórum da capital e pode acompanhar o trabalho de incentivo à Conciliação. Ao ser acionada, a Defensoria Pública verifica a possibilidade de composição amigável sobre o assunto demandado. Se estiverem as partes propensas ao acordo, o caso é encaminhado à Câmara de Conciliação da Defensoria que funciona dentro da Vara Itinerante. Essa prática traz celeridade no trâmite judicial. De acordo com Neusa Silva Oliveira, presidente do IBDFAM-RR, alguns casos de divórcio, alimentos e reconhecimento de paternidade são resolvidos em um único dia.
Luta do IBDFAM-RR
A Vara da Infância e Juventude também recebeu o grupo do IBDFAM. Também foi visitada a Defensoria Pública do estado. O IBDFAM-RR, em conjunto com a Defensoria, luta para que Roraima cumpra a lei que determina que o governo deve arcar com os custos dos exames de DNA em ações de reclamantes carentes.
Para tanto, informa a presidente estadual, o IBDFAM-RR vem participando de reuniões com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Governador do Estado de Roraima para na tentativa de solucionar o problema. Um convênio entre a Defensoria Pública do Estado de Roraima e uma Faculdade foi firmado para viabilizar o exame sem custo.