Direito de Família na Mídia
Brasileiros nascidos no exterior terão direito à cidadania
21/08/2007 Fonte: Rádio França - Expresso NotíciaDepois de mais de dez anos de luta, o movimento Brasileirinhos Apátridas - criado pelo jornalista Rui Martins, radicado na Suíça - conseguiu uma grande vitória. Os filhos de brasileiros residentes no exterior terão direito à nacionalidade brasileira. Desde 1994, as crianças nascidas fora do país, filhas de pai ou mãe brasileiros, só tinham direito à nacionalidade se voltassem a morar no Brasil ou se fizessem uma opção diante de um juiz federal.
Atualmente, mais de 200 mil crianças encontram-se nesta situação. Agora, a Câmara dos Deputados do Brasil acaba de aprovar, por unanimidade, a proposta de emenda constitucional que concede o direito às crianças de serem brasileiras. O próximo passo é a aprovação do texto pelo Congresso.
"Brasileirinhos Apátridas"
“Todos nós temos a certeza de que os filhos de brasileiros nascidos no Exterior merecem a nossa cidadania, não só por uma questão de direito mas também por uma questão internacional. Países como Espanha e Itália dão a cidadania, inclusive aos netos dos imigrantes.”