Direito de Família na Mídia
TJ instala varas para combater violência contra mulher e criança
25/01/2007 Fonte: TJPR com AscomO presidente do TJPR, desembargador Tadeu Marino Loyola Costa, assinou, nesta terça-feira (23/01), o ato que formaliza a instalação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e da Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente. "Este é um momento histórico, porque esta é uma reivindicação justa e antiga da nossa população", disse o desembargador.
A juíza Luciane Bortoleto será a titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e a juíza Suzana Masako a titular da Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente. O procurador Milton Riquelme de Macedo designou, respectivamente, as promotoras de justiça Danielle Gonçalves Thomé e Carla Moretto Maccarini para atuar no juizado e na vara. O juizado vai funcionar na Rua Itupava esquina com a avenida Nossa Senhora da Luz, no Alto da XV; e a vara na avenida Iguaçu, 750, Rebouças.
A instalação das novas duas instâncias demorou apenas dois meses, a partir da deliberação do Órgão Especial do TJ, no dia 22 de novembro do ano passado.
O procurador disse, durante a solenidade, que a instalação do juizado e da vara, levando em conta todas as dificuldades materiais e funcionais do Poder Público, só ocorreu diante da determinação do desembargador Tadeu Marino.
A desembargadora associada ao INDFAM Rosana Fachin , que colaborou na coordenação do processo, disse que a implantação do juizado e da vara "representam uma grande conquista da sociedade". Segundo ela, o aperfeiçoamento da aplicação da lei vai ocorrer naturalmente durante o funcionamento das duas instâncias, assim como a agilização dos inquéritos.