Direito de Família na Mídia
MPPE promove debate sobre mediação de conflitos no novo Código Civil
18/11/2015 Fonte: MPPEDebater e se atualizar sobre como o novo Código Civil brasileiro, que foi sancionado em março de 2015 e vai entrar em vigor um ano após sua aprovação, trata os conflitos levados à Justiça e entender as propostas de negociação e conciliação que ele traz. Com essa finalidade, o seminário Métodos contemporâneos de composição amigável de conflitos para efetividade da Justiça atraiu membros e servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ao auditório do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, nessa sexta-feira (6).
O evento foi organizado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e contou com a participação da promotora de Justiça do Rio de Janeiro, Rosana Barbosa Cipriano Simão, que também é professora em universidades fluminenses. Ela deu uma visão panorâmica do novo cenário jurídico-normativo do processo civil e apresentou experiências em várias áreas, principalmente em Família, Infância e Juventude, na qual é especialista.
A promotora defendeu a evolução do novo Código Civil e frisou que, com ele, a mediação e a conciliação ganham muito mais importância. “Qualquer prática que busque o diálogo entre as partes e evite o litígio é incentivada. Procura-se dar as partes o protagonismo do processo”, comentou ela. Leia mais.