Direito de Família na Mídia
PA - Mutirão de conciliação busca solucionar ações de família
01/10/2015 Fonte: G1Cerca de 170 audiências de conciliação estão agendadas para o 4º mutirão do Cejusc Varas de Família (Centro Judiciário de Solução de Conflito), especializado em buscar soluções em ações judiciais relacionados a divórcio, união estável, guarda de filhos e alimentos. A ação ocorrerá nesta sexta (2), de 8 às 14h, no salão nobre do Fórum Cível de Belém (3º andar).
As conciliações são pautadas em processos judiciais que tramitam nas oito Varas de Família de Belém. Os acordos feitos pelas partes são homologados de imediato pelo juiz e possuem o mesmo valor de uma sentença. Mais dois mutirões envolvendo cerca de 400 processos estão programados até o final deste ano.
De acordo com a coordenadora do Cejusc Varas de Família, juíza Elvina Gemaque Taveira, os mutirões são para maior celeridade processual, porque as partes têm a solução na hora. “Um processo que levaria meses ou anos podem ser resolvidos de imediato em uma conciliação, mas é preciso mudar a cultura, porque ainda há muita resistência ao diálogo”, afirmou a magistrada.