Direito de Família na Mídia
Divergência nos Tribunais
24/09/2006 Fonte: IBDFAMEm estudo denominado “Negatória de Paternidade e Anulação de Registro Civil: Certezas e Instabilidades”, publicado na edição 36 da Revista Brasileira de Direito de Família, a psicanalista Leila Maria Torraca de Brito assinala, após transitar pela jurisprudência de vários tribunais do País:
“A paisagem reveladora de argumentos e conceitos que definem a paternidade se altera radicalmente nos distintos tribunais, firmando-se posições paradoxais no que tange às ações de negatória de paternidade”.
Em quadro demonstrativo – reproduzido a seguir - a autora demonstra a diferença entre os critérios socioafetivo e biológico, adotados pelos tribunais. Segundo ela, “Incertezas que parecem revelar a instabilidade quanto ao princípio genealógico do instituto”, gerando prejuízos ao desenvolvimento e à estabilidade emocional dos sujeitos, especialmente de crianças e adolescentes. Critério socioafetivo Critério biológico Vínculos parentais se definem mais pela realidade social do que pela realidade biológica. Deve prevalecer a realidade biológica. Há comprovação de estado de filho. Excluída a paternidade por exame de DNA, deve ser estabelecida a verdade real. Situação semelhante à adoção à brasileira. Erro que se evidencia pelo exame de DNA. Reconhecimento espontâneo da paternidade é irrevogável. Registros de nascimento devem retratar a realidade biológica. Inexistência de vício de consentimento no ato registral. Falsa declaração no registro.
Doutrina: No quadro publicado na página 14 da Revista Brasileira de Direito de Família (número 36) onde se lê, na quarta linha (critério biológico) “Registros de nascimento devem retratar paternidade é irrevogável”, deve-se ler a seguinte informação: “Registros de nascimento devem retratar a realidade biológica”, como se vê no quadro acima. Excepcionalmente, a doutrina publicada na Revista Brasileira de Direito de Família está disponível no portal IBDFAM / Artigos.
http://www.ibdfam.com.br/Public/artigos.aspx?codigo=254