Direito de Família na Mídia
Tribunal cearense assina convênio para ampliar mediação de conflitos
02/09/2015 Fonte: CNJA presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, o diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), desembargador Paulo Ponte, e a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), professora Fátima Veras, assinaram convênio de cooperação técnica para ampliar os programas destinados a valorização da gestão de conflitos e mediação no âmbito do Judiciário cearense. A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira (26/08), no auditório Dom Aloísio Lorscheider, no Palácio da Justiça.
A parceria tem como objetivo promover a capacitação e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de solução de conflitos. Além disso, envolverá professores e estudantes da Unifor em projetos, ações de impacto e estágio de complementação junto as unidades do Judiciário.
Durante a cerimônia, a chefe do Judiciário cearense relembrou seu discurso de posse, realizado em janeiro deste ano. A magistrada destacou que a cultura do litígio processual tem gerado uma judicialização crescente dos conflitos e ocasionado grande volume de processos, que ameaça o funcionamento da Justiça. Leia mais.