Direito de Família na Mídia
Programa promove acolhimento familiar para crianças em João Pessoa
16/07/2015 Fonte: G1Um programa está sendo executado como alternativa aos acolhimentos institucionais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em João Pessoa. O acolhimento familiar é destinado a crianças que foram afastadas da família biológica por algum motivo, mas que ainda estão aguardando decisão judicial para saber se vão ser encaminhadas para adoção ou se vão voltar para a família. Atualmente, quatro famílias estão capacitadas para atuar no programa, mas apenas uma já recebeu uma criança nesta situação.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes), Marta Moura, o programa Família Acolhedora permite que a criança ou adolescente participe de um ambiente familiar. “Por mais que a gente tente fazer da casa de acolhida uma família, é diferente de uma família nuclear. É uma alternativa à convivência com 10 e até 20 outras crianças. Um núcleo menor traz mais benefícios psicológicos”, comentou.
Atualmente, das quatro famílias capacitadas para acolher crianças e adolescentes, conforme explicou a coordenadora do programa, Suely Luna, apenas uma está de fato com a guarda provisória de uma criança, um menino de 3 anos. O motivo é que as crianças só podem ser encaminhadas para as famílias temporárias se ainda não tiverem passado por uma casa de acolhida. Leia mais.