IBDFAM na Mídia
Direito das mulheres é tema do JQ desta semana
20/05/2014 Fonte: tjmgA edição do Justiça em Questão que estreia neste sábado, 17 de maio, mostra os avanços de uma luta que busca garantir os direitos das mulheres.
A primeira reportagem aborda como o código penal trata os crimes cometidos contra a mulher, como o assédio em espaços públicos. A ativista do movimento Mulheres em Luta, Izabela Lourença, discute o medo que as mulheres sentem de denunciar os crimes dos quais são vítimas, e a delegada Margaret de Freitas Assis Rocha, chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, explica quais são as punições para quem comete esse tipo de delito.
Outra agressão cada vez mais recorrente é a exposição de imagens eróticas e vídeos íntimos no ambiente online. A delegada especializada em crimes cibernéticos Paloma Boson Kairala comenta a lei sancionada em 2012 que classifica o ato como delito informático.
Em outra reportagem, vemos como a diferenciação das atividades desenvolvidas na escola para meninos e meninas pode condicionar atitudes sexistas.
O programa entrevistou ainda a promotora Janaine Keilly Brandão Silveira, que falou sobre a Lei Maria da Penha e seus mecanismos.
Nessa edição, as magistradas convidadas foram a juíza Maria Isabel Fleck, da 1ª Vara Criminal, e a juíza Valéria Rodrigues, da Vara Infracional da Infância e da Juventude, ambas da comarca de Belo Horizonte.
Os espectadores podem contribuir para o programa, enviando opiniões para o e-mail justicaemquestao@tjmg.jus.br, e podem também assistir às edições anteriores, na página do Justiça em Questão, no Youtube. O programa desta semana estará disponível no canal a partir da próxima segunda-feira, 19 de maio.
Grade de exibição
TV Horizonte
22 (Net) ou 19 (UHF)
Estreia: sábado, 7h15
Reapresentações:
segunda-feira, 7h15
TV Justiça
7 (Net) ou 6 (OiTV)
Estreia: domingo, 16h
Reapresentações:
segunda-feira, 7h
sábado, 8h30