IBDFAM na Mídia
Cartas do mundo líquido moderno
05/02/2017 Fonte: Jornal JuridEssa obra do sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman recém-falecido é, no fundo, um compêndio de textos escritos no decorrer dos anos 2008 a 2009 para uma revista italiana chamada La Repubblica delle Donne. Assim cada texto era considerado uma carta que abordava temas culturais, políticos e, enfim, diários referentes ao chamado mundo líquido, atual e contemporâneo.
As cartas eram quinzenais e reverberaram através dos comentários e eventuais respostas do autor. O primeiro ponto interessante está relacionado aos temas que normalmente a revista aponta e para quem aponta. É frugal que as vitrines de lojas e bancas estejam infestadas de revistas para o público feminino, trazendo logo na capa figuras, imagens corpóreas, sensuais e luxuosas. Centram-se em dietas milagrosas, exercícios físicos, indicações estéticas, de moda e estética, além de recomendar truques de comportamento e conquista em diversas searas das relações sociais.
A revista que publicou as cartas de Bauman não foge a essa regra e, igualmente, abrange todos esses temas retromencionados, inclusive em suas capas posam modelos belíssimas e bem vestidas, mas também aborda temas mais subjetivos, de maneira que não há uma receita pronta e nem um rótulo sintetizador.