IBDFAM na Mídia
TJRJ debate AI-5 na próxima terça-feira
11/12/2016 Fonte: Poder Judiciário Estado do Rio de Janeiro13 de dezembro de 1968. Durante a Ditadura Militar, o governo do presidente Costa e Silva decretava o Ato Institucional nº 5 agravando as consequências do regime para o país. Os anos que seguiram foram conhecidos como “de chumbo”. Para refletir sobre essa data sombria na história brasileira e comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos no sábado (10), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) na próxima terça-feira (13) realizará no Museu da Justiça o debate “Justiça e Direitos Humanos”.
Para abrir a discussão, será exibido o filme “AI-05, O Dia Que Não Existiu” da diretora Adélia Sampaio, considerada a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. O debate contará com a presença do desembargador Sérgio Verani, da juíza Andrea Pachá, de Adélia Sampaio e será mediado pela representante do Comitê dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Margarida Pressburger.
O evento acontecerá às 18h no Salão Histórico do Tribunal do Júri, Rua Dom Manuel 29, 2º andar, Centro – Rio de Janeiro. A entrada é franca.