Notícias
Artigo da Revista IBDFAM enfoca violência de gênero e assédio processual
“Violência de gênero e assédio processual no Direito das Famílias” é tema de artigo disponível na 50ª edição da Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões. O texto é de autoria da advogada Ana Beatriz Rutowitsch Bicalho, presidente da Comissão de Gênero e Violência Doméstica do Instituto Brasileiro de Direito de Família, seção Rio de Janeiro – IBDFAM-RJ
Ana Beatriz Rutowitsch Bicalho destaca que as mulheres estão há décadas no mercado de trabalho, e a igualdade de gênero vigora constitucionalmente desde 1988. Apesar disso, “estruturalmente, os requisitos da conjugalidade e maternagem ainda permanecem em nossa sociedade como principais ‘troféus’ a serem alcançados por uma mulher, realidade que, inegavelmente, influencia suas escolhas profissionais”.
“A compreensão pelo operador do Direito acerca das opressões e julgamentos vividos por homens e mulheres de forma desigual, faz-se essencial para que, no ambiente judicial, condutas que objetivem a intimidação em disputas de guarda, alimentos e partilha de bens sejam interrompidas e não mais minimizadas como meras ‘brigas de casal’”, afirma a advogada.
A especialista entende que a violência moral e processual contra mulheres em disputas familiares, apesar de pouco discutida na doutrina, mostra-se presente há décadas. “O fim de um relacionamento marcado por abusividades, frequentemente, estende-se durante anos pelo prolongamento de disputas judiciais de guarda, pensão e partilha de bens viabilizadas por estratégias jurídicas que se utilizam de condutas que desmoralizam e pressionam financeiramente a mulher.”
“Esse tipo de estratégia não pode ter mais espaço entre os operadores de Direito”, conclui a autora.
A Revista Científica é totalmente editada e publicada pelo IBDFAM. Assine e garanta o seu exemplar da 50ª edição para conferir, na íntegra, o conteúdo exclusivo da publicação. A assinatura pode ser feita pelo site ou pelo telefone (31) 3324-9280.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br