Notícias
Combate à Alienação Parental: Autoalienação parental e importância da mediação são abordadas no terceiro episódio do podcast
A autoalienação parental é o tema do terceiro episódio do podcast Combate à Alienação Parental, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. A convidada é a psicopedagoga Edna Maria Galvão, autora do livro “Quanto Bem-Me-Queres? Alienação Parental na Produção de Memória”. Ouça agora no SoundCloud ou no Spotify.
A expressão “autoalienação parental” foi cunhada pelo professor Rolf Madaleno, diretor nacional do IBDFAM. “Diz respeito à situação na qual o próprio pai ou mãe, a partir de determinados comportamentos, chegam a provocar o afastamento do filho de si e terminam por acusar o outro por isso”, comenta Edna Maria Galvão.
Membro do IBDFAM, a especialista atua como mediadora judicial e extrajudicial do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC-RJ e como conciliadora privada de casais em conflito com foco no bem-estar de crianças e adolescentes. Segundo ela, a mediação pode servir ao sistema de Justiça em casos como esse
“A solução para os conflitos parentais está no desejo de harmonia dos pais em prol do desenvolvimento saudável dos filhos”, destaca. A psicopedagoga aborda ainda a importância da Lei da Alienação Parental (12.318/2010), importante instrumento na preservação da convivência familiar.
O podcast Combate à Alienação Parental integra as ações do IBDFAM voltadas para o Dia Internacional contra a Alienação Parental, lembrado em 25 de abril. Ouça agora no SoundCloud ou no Spotify.
Ouça também:
Combate à Alienação Parental #2 Alienação familiar e educação parental – Bruna Barbieri Waquim
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br