Notícias
Dica IBDFAM: Maternidade, machismo e protagonismo das pessoas com deficiência são temas em destaque entre filmes indicados ao Oscar

A cerimônia do Oscar 2022 será realizada neste domingo (27), com uma variedade de filmes que abordam temas caros ao Direito das Famílias. Entre eles, há histórias sobre maternidade, machismo, socioafetividade e protagonismo das pessoas com deficiência, além de questões contemporâneas e emergentes, como o negacionismo.
Confira, a seguir, uma lista do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM com alguns dos destaques entre os filmes indicados ao Oscar, além da indicação de onde assistir a cada uma das produções:
NO RITMO DO CORAÇÃO
Uma jovem, única capaz de ouvir em uma família de pessoas surdas, deve decidir entre seguir seu amor pela música e ou seguir atrelada aos parentes para ser sua conexão com o mundo exterior. Com três indicações – incluindo na categoria melhor filme –, o filme tem emocionado pela abordagem sobre pessoas com deficiência. Disponível no Prime Video.
ATAQUE DE CÃES
Campeão de indicações, lembrado em 12 categorias, e um dos favoritos a melhor filme, o faroeste traz Benedict Cumberbatch como um fazendeiro durão que trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente. Antigos segredos mudam o rumo da história, que fala de machismo e opressão. Disponível na Netflix.
MÃES PARALELAS
No novo filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, duas mulheres que não se planejavam engravidar se conhecem na maternidade prestes a dar à luz. Janis (Penélope Cruz, indicada a melhor atriz) é uma mulher madura, enquanto Ana (Milena Smit) é uma adolescente assustada. Mães solo, elas formam um forte vínculo. Disponível na Netflix. Saiba mais sobre o filme.
A FILHA PERDIDA
As férias de Leda (Olivia Colman, indicada como melhor atriz) na praia são interrompidas pelas interações da protagonista com uma família que se hospeda na localidade. A rotina de uma jovem mãe, às voltas com a criação da filha pequena, despertam a personagem para refletir sobre sua própria história de vida, com reflexões sobre a maternidade. O filme tem três indicações. Disponível na Netflix. Saiba mais sobre o filme.
KING RICHARD: CRIANDO CAMPEÃS
Cinebiografia de Richard Williams (Will Smith, nomeado a melhor ator), um pai incansável que foi fundamental na criação de duas das atletas mais talentosas de todos os tempos e que mudou o tênis para sempre. O longa concorre a seis prêmios. Disponível no HBO Max.
A PIOR PESSOA DO MUNDO
O amadurecimento e a busca pelo amor nos dias de hoje são os focos desse filme dinamarquês, já premiado no Festival de Cannes. Chegando aos 30 anos, Julie (Renate Reinsve) pensa ter encontrado alguma estabilidade com o namorado, um escritor mais velho, mas acaba envolvida por uma nova paixão. Concorre como melhor filme estrangeiro e melhor roteiro original. Em cartaz nos cinemas.
LICORICE PIZZA
Dirigido pelo cultuado cineasta Paul Thomas Anderson, o filme acompanha o percurso traiçoeiro do primeiro amor. É a história de dois jovens que crescem em meio à revolução de costumes nos EUA dos anos 1970. Disponível no Prime Video.
BELFAST
Em meio a conflitos políticos e sociais na Irlanda do Norte dos anos 1960, um menino de 9 anos experimenta o amor, a alegria e a perda. Ele tenta encontrar um lugar seguro para sonhar enquanto sua família busca uma vida melhor. A comédia dramática em preto e branco aparece em sete categorias, incluindo melhor filme. Em cartaz nos cinemas.
NÃO OLHE PARA CIMA
Lançamento popular no fim do ano passado, essa comédia acompanha dois astrônomos, vividos por Jennifer Lawrence e Leonardo Dicaprio, que descobrem um cometa mortal vindo em direção à Terra. Eles recorrem à mídia para alertar a humanidade, mas encontram descrédito e negacionismo. Disponível na Netflix.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br