Notícias
Dica IBDFAM: A Uruguaia é um romance moderno sobre família e casamento
Em A Uruguaia, o autor argentino Pedro Mairal apresenta um romance moderno sobre afetos, crise conjugal, autoengano e busca pela felicidade. Aos 40 anos, o personagem principal, o escritor Lucas Pereira, precisa lidar com problemas no casamento com a falta de dinheiro, sua infidelidade e com a surpresa de uma revelação final feita por sua esposa.
Diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, o desembargador e escritor Lourival Serejo define: “A abordagem é fruto de uma reflexão que o autor faz sobre a família e o casamento, chegando à conclusão de que é preciso pensar de um novo jeito, que às vezes é preciso ter a ousadia de jogar as fotos no chão e romper com a ideia de família cheia de rachaduras e angústias”.
“Temos, então, o rompimento de um casamento, o acordo de guarda compartilhada do filho do casal, sem o trauma diante da radical mudança da estrutura familiar e a inauguração de uma convivência plúrima de famílias”, resume o desembargador.
Enredo cativante
Para Lourival Serejo, o romance argentino ajuda a refletir sobre questões contemporâneas por meio de passagens sobre o amor, o casamento e o afeto distribuído entre duas pessoas. “Ao fundo do enredo cativante, o autor traz um aspecto valioso sobre a abordagem da família moderna e os efeitos do casamento no tempo atual.”
Algumas frases bem colocadas merecem destaque para o desembargador: “O apaixonado é como o paranóico, imagina que tudo está falando com ele”. Mais adiante: “O conceito de família se modificou. A família é como esses blocos combináveis. Cada um monta como pode”.
“Outra frase profunda que tem repercussão no Direito de Família é quando, depois da separação, o filho vai passar o fim de semana com ele e uma vizinha pergunta: ‘Você veio visitar seu pai?’. Então, ele responde: ‘Eu não vim visitar, eu também moro com ele’”, pontua Lourival Serejo.
A URUGUAIA
Romance. Autor: Pedro Mairal. Editora: Todavia. Saiba mais.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br