Notícias
Dica IBDFAM: Animações lançadas recentemente abordam afeto, amadurecimento e luto
A complexidade das relações familiares ganhou destaque no mundo das animações ao longo dos últimos anos. Desde o amor entre as irmãs de Frozen, as produções mais recentes da Disney e da Pixar – os estúdios mais renomados da indústria – passaram a abordar, de forma sensível, núcleos familiares diversos e dinâmicos.
O Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM listou animações para toda a família, que retratam temas profundos como descoberta pessoal, amadurecimento, luto e afeto. Confira, a seguir:
Encanto (2021)
Indicada ao Oscar de melhor animação, Encanto retrata a história de Mirabel, uma adolescente colombiana que lida com a frustração de ser a única da família sem poderes mágicos. Os Madrigal vivem em um refúgio que surgiu após o sacrifício do patriarca, durante a fuga de conflitos armados. Quando a jovem descobre que a magia do seu lar está em perigo, decide intervir. O filme homenageia a cultura latina e aborda as dores dos refugiados, pressões familiares, saúde mental e a importância dos laços afetivos. Disponível no Disney+.
Luca (2021)
Também indicada ao Oscar, a animação acompanha a amizade entre Luca, um pré-adolescente inseguro, e Alberto, de espírito livre. Decidido a se livrar dos medos e da superproteção familiar embaixo d’água, Luca se junta ao amigo em aventuras acima da superfície. Os dois, porém, precisam esconder quem são para se manterem a salvo ao lado dos humanos. Temas como preconceito, privação e aceitação são abordados na trama, permitindo um paralelo com questões enfrentadas pela comunidade LGBTI. Disponível no Disney+.
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica - Onward (2020)
Em um mundo que esqueceu a mágica, dois irmãos se unem em busca de um feitiço para reviver, por apenas um dia, o pai que perderam ainda na infância. Autoconfiança, luto, abandono paterno e o amor fraterno são algumas das questões abordadas no enredo. Disponível no Disney+.
Viva: A Vida É uma Festa - Coco (2017)
A cultura mexicana e o tradicional festival do Dia de Los Muertos servem de pano de fundo para a história de Miguel, um garoto que é acidentalmente transportado para a Terra dos Mortos. Ali, ele procura a ajuda de seu falecido músico tataravô para devolvê-lo ao mundo dos vivos e reverter a proibição da música na sua família. A animação aborda o afeto entre as gerações. Disponível no Disney+.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br