Notícias
Sexting é tema em destaque no Simpósio do IBDFAM Sete Lagoas; inscreva-se
O dilema das redes sociais e a família contemporânea: como lidar com o sexting? Esse é o questionamento que a advogada Patrícia Novais Calmon, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, leva ao Simpósio de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM Sete Lagoas.
O evento será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, com programação on-line. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificados. Inscreva-se.
“Na palestra, abordarei temas correlacionados com a tecnologia e a democratização da família, já que hoje se tem um papel mais horizontal entre todos os seus membros no desenvolvimento de tais relações em muito baseadas na conectividade”, adianta Patrícia Novais Calmon.
Além disso, a advogada diz que alguns reflexos na sociedade serão objeto de análise, como é o caso do shareting, compartilhamento de conteúdo sobre os filhos nas redes sociais, e o sexting, termo usado para designar o envio de conteúdos eróticos por aplicativos ou redes sociais, seja em forma de texto, fotos ou vídeos.
“Por fim, ingressarei especificamente sobre o sexting, sobre números estatísticos de adolescentes que se utilizam de tais mensagens de conteúdo íntimo, bem como os riscos inerentes.” Como exemplo, ela cita a chamada “sextorsão”, a extorsão em que se utiliza de fotos íntimas, por exemplo, como moeda de troca. A especialista vai abordar como a família pode lidar com tais situações.
“Os novos efeitos da tecnologia nas mais diversas relações devem ser objeto de intenso debate, principalmente quando estamos diante de um fato relativamente comum entre adolescentes. Por conta disso, o papel da família é fundamental na conscientização e no acolhimento, visando sempre propiciar, de fato, o melhor interesse e a preservação de direitos de crianças e, mais especificamente, de adolescentes.”
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br