Notícias
Especialista do IBDFAM indica o filme História de um Casamento para pensar a alienação parental
O filme História de um Casamento (2019), de Noah Baumbach, é a indicação da psicanalista Giselle Groeninga, diretora nacional de Relações Interdisciplinares do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. Ela fala sobre o longa-metragem no novo episódio do podcast Direito de Família & Arte, em que enfoca a alienação parental.
A nova edição do podcast Direito de Família & Arte já está disponível no SoundCloud e no Spotify. Acesse as plataformas e ouça também os episódios anteriores do programa.
Em História de um Casamento, a atriz Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido, o diretor de teatro Charlie (Adam Driver), estão se divorciando. Eles optam por não contratar advogados, mas a moça é influenciada por uma especialista em litígios: Nora Fanshaw (Laura Dern, vencedora do Óscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel).
O que deveria ser uma separação amigável, acaba se tornando uma verdadeira guerra judicial, em que o maior prejudicado é Henry (Azhy Robertson), filho do ex-casal. A história permite uma abordagem de temas fundamentais ao Direito das Famílias contemporâneo, como alienação parental e as desigualdades entre homens e mulheres.
“O filme bem poderia ter como subtítulo ‘História de Descuidos’. Chama atenção, em um país como os Estados Unidos, o quanto o casal parental não foi cuidado, e mesmo desconsiderado, em um litígio em que perde o casal, mas principalmente filho, e eles como pais. É uma realidade que fere o que chamamos de cuidado com o valor jurídico”, comenta Giselle Groeninga.
O filme História de um Casamento está disponível na Netflix.
Boletim IBDFAM agora está também no Spotify
O IBDFAM agora também tem um programa semanal, em áudio, com as principais notícias do Direito das Famílias e das Sucessões. Divulgado às sextas-feiras, no Spotify, o Boletim IBDFAM te deixa atualizado das principais informações que movimentaram a área ao longo da semana. Acesse a plataforma e ouça agora o episódio do último dia 18 de junho.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br