Notícias
Mês do Orgulho LGBTI: filmes e séries para ver no feriadão
O Dia Internacional do Orgulho LGBTI será comemorado no próximo dia 28 de junho. Durante todo o mês, várias ações buscam a conscientização para o fim do preconceito e da discriminação. Em atenção à data, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM selecionou cinco filmes e cinco séries que evocam o Orgulho LGBTI para você maratonar no feriadão. Confira:
FILMES
Uma Mulher Fantástica
Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa acompanha a rotina de Marina (Daniela Vega), uma mulher transexual, após a morte de seu namorado. Em meio ao luto, ela precisa lidar com o preconceito das pessoas à sua volta. Disponível em: Amazon Prime Video.
Com Amor, Simon
Simon (Nick Robinson) tem 17 anos e nunca contou à família e aos amigos que é gay. As coisas complicam quando ele se apaixona por um dos colegas da escola, e passa a trocar mensagens anônimas com ele pela internet. Deu origem à série Com Amor, Victor (2020).
Bixa Travesty
A ativista, atriz e cantora Linn da Quebrada é a protagonista deste documentário, que narra sua trajetória até despontar na cena musical produzida por artistas queer em São Paulo. Disponível em: YouTube Filmes.
Retrato de uma Jovem em Chamas
O premiado longa francês conta a história de um romance entre duas mulheres no século XVIII. Uma pintora tem a tarefa de fazer um retrato de uma jovem que está prestes a se casar sem que ela saiba. Disponível em: Telecine Play e YouTube Filmes.
Paris is Burning
Documentário produzido em 1990 mostra a vida da população LGBTI em Nova York, nos EUA, em diferentes fases dos anos 1980, em um contexto de arte, discriminação, proliferação do HIV e da Aids.
SÉRIES
Special
Ryan Hayes (Ryan O'Connell), um jovem gay com paralisia cerebral, é o personagem principal dessa série divertida e com tom biográfico, que mostra os desafios na vida de quem enfrenta a dupla vulnerabilidade. Disponível em: Netflix.
Gentleman Jack
Trama sobre a história de Anne Lister (Suranne Jones). Com aptidão para os negócios e casada com outra mulher, ela desafiou os preconceitos na Inglaterra do século XIX. Disponível em: HBO Go.
Pose
Com a maior parte de seu elenco formada por pessoas trans, a série resgata a vida noturna e a cultura LGBTI no fim dos anos 1980 e início dos 1990. Disponível em: Netflix.
Euphoria
Grupo de adolescentes lida com diversas situações típicas da idade, como a descoberta da própria identidade. Um dos destaques é Jules (Hunter Schafer), uma jovem transexual. Disponível em: HBO Go.
The L Word
Série é centrada em um grupo de amigas lésbicas e bissexuais. As diferenças e a amizade entre elas dá o tom da produção, que ganhou reboot em 2019. Disponível em: Globoplay.
Leia mais: 10 filmes para o Mês do Orgulho LGBTI indicados no ano passado
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br