Notícias
Orgulho, luta e arte: 10 filmes com temática LGBTI para ver no feriadão
Com seu papel histórico de transformar e questionar, a arte se faz presente também para denunciar preconceitos, quebrar padrões, propor novas formas de enxergar o mundo e convidar as pessoas a serem mais humanas. No mês do Orgulho LGBTQIA+, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM selecionou 10 filmes que, de forma artística e reflexiva, apontam para a relevância dessa causa e a importância do respeito, independentemente da orientação sexual. Aproveite o feriadão para conhecer e se encantar com os títulos incríveis elencados a seguir:
Praia do Futuro
Nesse drama brasileiro, Wagner Moura interpreta Donato, um salva-vidas da Praia do Futuro, em Fortaleza. Seu irmão caçula, Ayrton (Jesuita Barbosa), tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um desses banhistas salvos de um afogamento é Konrad (Clemens Schick), um alemão piloto de motovelocidade, que acaba despertando a paixão de Donato e faz com que ele parta para Berlim, deixando o irmão para trás. Disponível em: YouTube Filmes e Google Play Filmes.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Um romance sensível e emocionante. Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega à cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, que se vê inocentemente tentando entender os novos sentimentos despertados pelo garoto e ainda tem que lidar com o ciúmes da amiga Giovana. Disponível em: YouTube Filmes, Google Play Filmes e Netflix.
Moonlight
O drama estadunidense que levou o Oscar de melhor filme em 2017 aborda três etapas na vida de Chiron, o personagem principal, que mora em uma comunidade pobre da Miami, tendo que conviver com explosão do crack dos anos 1980. Explorando as dificuldades que ele enfrenta no processo de reconhecimento de sua própria identidade e sexualidade, e o abuso físico e emocional dos quais é vítima ao longo destas transformações, o filme ganha contornos ainda mais complexos e representativos ao reunir questões de raça e orientação sexual. Disponível em: YouTube Filmes, Google Play Filmes e Netflix.
Laerte-se
Tendo vivido parte de sua vida como homem, ela assumiu sua transexualidade aos 57 e, de lá pra cá vem experimentando o novo estilo de vida como mulher. Essa é Laerte, cartunista e chargista brasileira, considerada uma das mais proeminentes do gênero no Brasil, que tem sua trajetória, experiências e descobertas retratadas nesse imperdível e descontraído documentário da Netflix.
A Garota Dinamarquesa
Com um roteiro extraordinário e interpretações marcantes, o filme retrata a vida de Lili Elbe (Eddie Redmayne), uma das primeiras pessoas transgênero a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. Einar Wegener, nome pelo qual foi atribuído ao nascer, consolidou-se um artista de sucesso na Dinamarca. Porém, com o passar da idade, mesmo casado com uma mulher, não se identificava mais com o gênero masculino. Abordando questões relacionadas ao autoconhecimento, aos papéis sociais pouco maleáveis dos anos 1930 e também às dores do casamento e do amor incondicional, A Garota Dinamarquesa é um convite ao reconhecimento da trajetória corajosa e transformadora de Elbe, uma importante figura histórica. Disponível em: YouTube Filmes e Google Play Filmes.
Meninos não Choram
Triste e intenso, o filme conta a história de Teena Brandon (Hilary Swank) que se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. É nesse lugar que ele encontra um novo grupo de amigos e se torna bastante popular, inclusive entre as garotas. No entanto, quando as pessoas à sua volta descobrem que ele é transexual, o preconceito e a violência de gênero o fazem precisar enfrentar obstáculos para ser verdadeiramente feliz.
Milk
O longa tem ampla aclamação por parte da crítica especializada e foi indicado ao Oscar de 2009 em 8 categorias. Trata-se da história de Harvey Milk (Sean Penn), o primeiro gay assumido a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos e que foi assassinado em 1978. Ele começa sua jornada pela igualdade em São Francisco, quando abre com seu namorado Scott (James Franco) uma loja de materiais fotográficos, localizada na Rua Castro. No início, os comerciantes locais não são receptivos com os novos vizinhos e, diante dos constantes ataques da polícia aos homossexuais, Harvey Milk resolve entrar na política e agir como um representante. Disponível em: YouTube Filmes e Google Play Filmes.
O Segredo de Brokeback Mountain
Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid), em Brokeback Mountain. Naquele ambiente solitário das montanhas, eles acabam tendo um rápido contato sexual. Quando o trabalho no rancho acaba, cada um segue seu caminho. Ambos casaram e vivem com suas respectivas esposas. Ennis e Jack, mesmo apaixonados, não deixam de ser homens machistas, próprios de seu tempo. Um paradoxo muito bem explorado na vida dos cowboys.
Flores Raras
Mais um brasileiro na lista! O filme é baseado na história de amor real entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Ambientado em Petrópolis, dos anos de 1950 e 1960, a história coincide com o surgimento da Bossa Nova e a construção e inauguração da capital Brasília. Em Flores Raras, tudo é muito sutil, mas sem tirar a importância que o tema carrega em si. Será exibido no Canal Brasil na sexta-feira (12), às 23h10, e na próxima terça-feira (16), às 4h.
Me Chame Pelo Seu Nome
O longa narra a história de amor entre um adolescente de 17 anos e um jovem de 28, durante um verão, em uma pequena cidade indeterminada do norte da Itália. A história passará através dos olhos de Elio, assim, o público mergulhará em seu tormento, em suas contradições perpétuas, no processo de assimilação de sua identidade sexual, na negação, na tomada de decisões e em todos os demais conflitos que giram em torno da descoberta do primeiro amor. Disponível em: YouTube Filmes e Google Play Filmes.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br