Notícias
Luta antirracista é o tema da 55ª edição da Revista Informativa do IBDFAM, já disponível para associados
A luta antirracista é o tema da 55ª edição da Revista IBDFAM, exclusiva para associados do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. Especialistas apontam caminhos para o enfrentamento da discriminação racial na prática e explicam como o racismo é um problema institucional, ainda longe de ser superado.
Presidente da Comissão da Diversidade Racial e Etnia do IBDFAM, a advogada Caroline Ingrid Freitas Vidal ressalta a importância do respeito aos lugares de fala. "Quem tem a pele negra, retinta ou não, passa por situações sobre as quais só ela terá percepções", diz.
Cofundador do IBDFAM, João Batista de Oliveira Cândido tem décadas de experiência nessa discussão. Segundo o especialista, a igualdade ainda é perseguida em diversas esferas. "O racismo, sendo estrutural, também ocupa o Judiciário, nas suas mais diversas formas", destaca.
A interseção entre as lutas feministas e antirracistas são tratadas pela defensora pública Elisa Cruz e pela advogada Patrícia Romana Silva do Nascimento. Elas abordam como o fato de ser uma mulher negra impõe dupla vulnerabilidade a uma parcela expressiva da população, mais suscetível inclusive à violência.
"Negar o racismo é uma forma de alimentá-lo", frisa o advogado e radialista Leonardo Alessandro Lima Mendes, ao falar sobre uma das expressões do preconceito, que consiste na tentativa de deslegitimar a causa. Ele é o convidado do episódio Um Abraço, Negro, do podcast Direito de Família & Arte do IBDFAM.
Autor de Torto Arado fala ao IBDFAM
A Revista IBDFAM nº 55 traz ainda uma entrevista com o escritor brasileiro mais vendido da atualidade: Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado. Com mais de 100 mil cópias vendidas e diversos prêmios, o romance narra a trajetória de duas irmãs, marcada por resistência, tradição e afeto familiar.
A seção Lazer também traz dicas de filme, série e livro sobre a temática. As publicações e filósofos citados ao longo das entrevistas podem ser o ponto de partida para um compromisso com a prática antirracista, que deve ser um dever de todos.
O conteúdo é exclusivo para membros do Instituto. Associe-se agora e garanta o seu exemplar da 55ª Revista IBDFAM, além do acesso on-line a essa e outras edições já publicadas.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br