Notícias
10 filmes de 2020 relacionados ao Direito das Famílias
Em 2020, o cinema enfrentou a pandemia do Coronavírus e precisou se adaptar para seguir apresentando retratos de temas latentes na sociedade contemporânea. Para este início de 2021, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM selecionou dez filmes que abordam questões como violência contra a mulher, homoafetividade, o drama dos refugiados, entre outros assuntos essenciais às famílias em todo o mundo. Confira:
O Homem Invisível
Suspense. As variadas formas de violência contra a mulher são abordadas neste filme dirigido por Leigh Whannell. Cecília (Elisabeth Moss) viveu um relacionamento abusivo até que o ex-parceiro se matou. Após o trágico episódio, ela passa a ser atormentada dentro de casa e desconfia que o suicídio tenha sido uma farsa. Disponível no Google Play, Telecine Play e YouTube Filmes.
Era uma Vez um Sonho
Drama. Com idas e voltas no tempo, o filme de Ron Howard narra a trajetória de uma família atravessando as várias fases políticas da história recente dos Estados Unidos. A produção tem agradado o público, mas dividido opiniões entre os críticos. Amy Adams, que vive uma mulher viciada em heroína, e Glenn Close, a matriarca do clã, são fortes candidatas para a temporada de premiações. Disponível na Netflix.
Soul
Animação. Nesta nova produção da Pixar, o professor de música Joe Gardner sonha em integrar uma banda de jazz. Quando está prestes a alcançar seu objetivo, sofre um acidente fatal. Em um plano superior, o protagonista conhece como as almas se preparam para chegar ao mundo enquanto tenta ele mesmo retornar à vida. Disponível no Disney+.
O que Ficou para Trás
Terror. O gênero cinematográfico de horror psicológico tem servido à abordagem de temas latentes nos últimos anos. O filme de estreia do jovem diretor britânico Remi Weekes traz um casal de refugiados do Sudão do Sul enfrentando os traumas de uma travessia para a Inglaterra. Disponível na Netflix.
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
Animação. A fraternidade e a valorização dos laços familiares são o foco em uma trama em que dois irmãos elfos adolescentes embarcam em uma jornada de descoberta da magia. Com a ajuda da mãe, eles tentam trazer o pai de volta à vida, ainda que só por mais um dia. Disponível no Disney+.
AmarElo – É Tudo pra Ontem
Documentário. O filme dirigido por Fred Ouro Preto, lançado no fim de 2020, explora o processo de concepção e criação do projeto AmarElo, do rapper e militante negro Emicida. O show apresentado em 2019, em São Paulo, abordou a história da cultura negra no Brasil. Disponível na Netflix.
A Voz Suprema do Blues
Drama. Forte candidato para o Oscar, o filme de George C. Wolfe, ambientado nos EUA dos anos 1920, traz Viola Davis na pele da cantora Ma Rainey. Morto em agosto, o ator Chadwick Boseman interpreta um ambicioso trompista. Na gravação de um álbum, os artistas entram em conflito com produtores brancos e refletem sobre a exploração de seus talentos. Disponível na Netflix.
Retrato de uma Jovem em Chamas
Drama. Lançado mundialmente em 2019, o longa da francesa Céline Sciamma foi premiado em Cannes e chegou ao Brasil em janeiro de 2020. No século XVIII, uma pintora recebe a tarefa de pintar o retrato de uma noiva sem que ela perceba. Aos poucos, acaba envolvida por sua modelo. Disponível no Google Play, Telecine Play e YouTube Filmes.
Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre
Drama. O filme de Eliza Hittman revela a vulnerabilidade de adolescentes grávidas. Na Pensilvânia, que impõe o aborto nesses casos, uma moça conta com a ajuda da prima para procurar assistência médica em Nova York, nos EUA. Disponível no Google Play e no YouTube Filmes.
Tudo Bem no Natal que Vem
Comédia. Estrelado por Leandro Hassum, o longa dirigido por Roberto Santucci conta a história de Jorge, um homem rabugento que sempre odiou o Natal. Ao sofrer um acidente, ele bate a cabeça e, quando acorda, percebe que está vivendo a festividade do ano seguinte. Com um feitiço do tempo, todo dia passa a ser Natal. Disponível na Netflix.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br