Notícias
Famílias multiespécies estampam 53ª edição da Revista Informativa do IBDFAM
As famílias multiespécies estão em destaque na 53ª edição da Revista IBDFAM, exclusiva para associados do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. A capa da publicação traz fotos enviadas por seguidores do nosso perfil oficial no Instagram, que, com seus cães, gatos e demais membros, aderiram à campanha Meu Pet é da Família.
Instigada pela presença e relevância acentuada dos animais nas famílias contemporâneas, a professora Tereza Rodrigues Vieira coordenou o livro "Família multiespécie: Animais de estimação e direito", pioneiro sobre o tema. Em entrevista à Revista IBDFAM, ela avalia que "o afeto e a igual consideração moral demonstram o reconhecimento familiar".
Mas a admissão dos conceitos concernentes às famílias multiespécies ainda estão longe da pacificação. Os advogados Eduardo Vasconcelos dos Santos Dantas e Patrícia Corrêa Sanches, o juiz Rafael Calmon e o notário Thomas Nosch Gonçalves, membros do IBDFAM, trazem diferentes perspectivas sobre o assunto.
Eduardo vê como possível a admissão dos bichos no âmbito da família eudemonista, direcionada pela felicidade e realização pessoal; Patrícia lembra de fatores como autonomia privada e liberdade, para além do afeto, para a devida abordagem do assunto; Rafael vê a discussão como um sinal da evolução do conceito de família, não mais arraigado às convenções; e Thomas exalta as mudanças legislativas recentes em prol dos animais.
A publicação traz ainda o depoimento da empresária Fernanda Frias, dona do Pet Caffé, em São Paulo. Ela conta uma história real de guarda compartilhada de pet e faz observações sobre o status adquirido pelos animais de estimação no seio das famílias, longe do espaço outrora destinado a eles.
O conteúdo é exclusivo para membros do IBDFAM. Associe-se agora e garanta o seu exemplar impresso da 53ª Revista IBDFAM, além do acesso on-line a essa e outras edições já publicadas.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br