Notícias
Dia da Visibilidade Lésbica: 5 filmes para assistir no fim de semana
Celebrado neste sábado, 29 de agosto, o Dia da Visibilidade Lésbica foi criado por ativistas brasileiras em lembrança à data do 1º Seminário Nacional de Lésbicas – Senale, realizado em 1996. Agosto passou a ser o mês de atenção a essas mulheres, tantas vezes silenciadas, que enfrentam a dupla vulnerabilidade por integrar a comunidade LGBTI.
O Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM selecionou cinco filmes com recortes à homossexualidade feminina, que revelam a importância e a necessidade da visibilidade a essa parcela da população. Todos os títulos estão disponíveis em streaming e são ótimas pedidas para assistir ao longo do fim de semana.
O Mau Exemplo de Cameron Post
Drama. Direção: Desiree Akhavan. Ano: 2018.
Na década de 1990, Cameron Post (Chloe Grace Moretz), uma estudante colegial, é forçada pela tia a passar por terapia de conversão da homossexualidade em um centro religioso após ser flagrada pelo namorado com outra menina no baile de formatura. Baseado no livro homônimo de Emily M. Danforth. Disponível em: Now, Telecine Play e YouTube Filmes.
Carol
Drama / Romance. Direção: Todd Haynes. Ano: 2015.
Carol (Cate Blanchett) é uma mulher rica e casada que se apaixona por uma jovem balconista, Therese (Rooney Mara). Para viver esse romance, ela entra em conflito com o marido, de quem se divorcia e que passa a criar barreiras para sua convivência com a filha pequena. A história retrata o preconceito na década de 1950. Disponível em: Netflix.
Amor por Direito
Drama. Direção: Peter Sollett. Ano: 2015.
A policial Laurel (Julianne Moore) e a mecânica Stacie (Ellen Page) vivem um relacionamento estável até que a primeira é diagnosticada com uma doença terminal. Ela deseja que a esposa recebe os benefícios da pensão da polícia após sua morte, mas as autoridades de New Jersey, nos EUA, se recusam a reconhecer a união homoafetiva. Disponível em: Globoplay, Now e YouTube Filmes.
Flores Raras
Drama. Direção: Bruno Barreto. Ano: 2013.
Ambientado nas décadas de 1950 e 1960, longa é baseado na história de amor real entre a poetisa americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto) e arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). Elas se apaixonam quando a artista vem ao Brasil passar uns dias na casa de Mary (Tracy Middendorf), casada com Lota. O romance se inicia em meio ao desejo do casal de adotar uma criança. Disponível em: Now.
Tomates Verdes Fritos
Comédia / Drama. Direção: Jon Avnet. Ano: 1991.
A homossexualidade é retrata de forma subliminar na adaptação cinematográfica do livro de Fannie Flagg. Em visita a um lar de idosos, Evelyn (Kathy Bates) conhece Ninny (Jessica Tandy), uma doce senhora cuja história de vida e companheirismo ao lado de Ruth (Mary-Louise Parker) ajuda a nova amiga a mudar a própria vida e a se conhecer melhor. Disponível em: iTunes e YouTube.
Leia também:
No mês da visibilidade lésbica, casal registra com dupla maternidade filho concebido por inseminação caseira
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br