Notícias
Artigo busca a compreensão concreta e prática do prazo prescricional da ação de petição de herança utilizando composição de Antonio Vivaldi
"A contagem do prazo prescricional da petição da herança em harmônico compasso com As Quatro Estações de Antonio Vivaldi" é o artigo do professor Cristiano Chaves de Farias, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e presidente da Comissão de Promotores de Família do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, que integra a 39ª edição da Revista IBDFAM – Famílias e Sucessões.
A ideia do texto é apresentar uma contribuição para a compreensão concreta e prática do prazo prescricional da ação de petição de herança, bem como do seu correto critério de contagem, à luz da recente orientação do Superior Tribunal de Justiça – STJ.
De acordo Cristiano Chaves, o artigo tenta conciliar a teoria e a prática, ampliando, de maneira artística, o debate que ainda gera dúvidas. “Com o texto, se pretende contribuir para a perfeita compreensão do tema, colaborando com a comunidade jurídica em relação a uma demanda tão frequente”, enfatiza.
Segundo o promotor, há muito a literatura jurídica e os tribunais têm oscilado quanto ao tema, exatamente pela multiplicidade de fatores e de possibilidades que se apresentam.
“À luz do método distinguishing, integrante da teoria dos precedentes, acolhida pelo Código de Processo Civil de 2015, é feita uma análise dos critérios de fluência do prazo de prescrição de petição de herança, separando os casos respectivos e os prazos a serem utilizados”, diz Cristiano Chaves.
Ele conclui: “Toda essa análise é permeada por As Quatro Estações, evoluindo a análise da matéria em compasso fino com as estações do ano interpretadas na clássica composição do italiano Antonio Vivaldi”.
Quer ler mais sobre o assunto? Confira na íntegra esse e outros artigos exclusivos da Revista Científica do IBDFAM. A assinatura pode ser feita pelo site ou pelo telefone: (31) 3324-9280. Assine!
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br