Notícias
Live do IBDFAM nesta quarta-feira (5) debate transfobia nas redes sociais
Nesta quarta-feira (5), às 18h30, será realizada a live “Transfobia nas redes sociais”, na página oficial do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM no Instagram: @ibdfam.
O encontro virtual entre a advogada Maria Berenice Dias, vice-presidente do IBDFAM, e a acadêmica de Direito Yuna Vitória Santana da Silva, pesquisadora em gênero e diversidade da Universidade Federal da Bahia – UFBA, é promovido pela Comissão Nacional de Direito Homoafetivo e Gênero do Instituto
Em julho, Yuna ministraria uma palestra on-line sobre discriminação e transfobia no mercado de trabalho, mas transmissão de vídeo foi retirada do ar pelo YouTube. Segundo Maria Berenice, a live do IBDFAM será “um desagravo ao ato de homotransfobia de que foi alvo um evento realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região”, há duas semanas.
“É inconcebível que a plataforma se entenda no direito de interromper ou tirar do ar um evento realizado por uma escola de um tribunal, dirigida a magistrados e servidores, para discutir exatamente o preconceito nas relações de trabalho. O ato evidencia que o preconceito não são só nos espaços de trabalho, mas também nos espaços sociais”, avalia Maria Berenice.
Após o episódio, a Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero do IBDFAM emitiu nota de repúdio. Agora, promove uma transmissão de vídeo com a pesquisadora, com um recorte sobre as manifestações de preconceito, tantas vezes de forma velada, nas redes sociais. “Será o momento para ela falar exatamente o que não pôde naquela oportunidade”, define Maria Berenice.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br