Notícias
Jovem conquista prêmio internacional com projeto de adoção tardia
Com o projeto “Missão Diversão”, que visa reunir crianças e adolescentes que vivem em abrigos de Porto Alegre (RS) e adultos interessados em adotar, a estudante Marcella Cesa Bertoluci, de apenas 18 anos, venceu o desafio “#IamJA Video Star Contest”. A premiação ocorreu no dia 31 de agosto, durante a JA Global Alumni Conference 2019, evento que reúne e premia jovens de todo o mundo que realizam trabalhos sociais e empreendedores, em Viena, na Áustria.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.
Ao todo, mais de 80 vídeos de participantes e seus projetos foram avaliados. Apenas dez, entre eles o "Missão Diversão", foram selecionados para serem votados na semifinal. Após a votação on-line, o projeto se classificou entre os três finalistas que foram à Viena, onde a jovem teve de realizar uma breve apresentação durante o evento.
“A importância de ganhar esse prêmio é principalmente o reconhecimento e a credibilidade que eu vou ter, tive e estou tendo. Ter esse reconhecimento internacional me dá muito mais credibilidade no meu projeto e faz as pessoas perceberem que eu não estou apenas fazendo um trabalho voluntário, mas estou aqui para resolver um problema sério que não foi resolvido ainda por diversas outras questões”, afirma a estudante.
De acordo com ela, esta é uma maneira de mostrar que a sociedade pode fazer a diferença, mesmo que o Estado não consiga dar conta de algumas coisas. “Foi bastante significativo receber esse prêmio para ter essa visibilidade nacional, o que dá mais força ao projeto”, diz.
Agora, a sua ideia é fazer com que a ideia seja um exemplo a ser seguido e que ele possa ser aplicado em outros lugares de maneira prática e com bons resultados.
“Os planos para o futuro passam por fazer com que o ‘Missão Diversão’ tenha um molde reaplicável de forma muito mais fácil, em que eu possa me distanciar e o projeto andar por si só. Que ele possa ser replicado em vários lugares sem que eu esteja presente”, destaca.
Premiação e experiência
Segundo a estudante, a premiação recebida é chamada de “I am JA”, que é uma oportunidade de mostrar como a Junior Achievement impactou a vida dos jovens e, por conta disso, como eles impactaram a sociedade. Mas também há expectativa de novos projetos.
“Além do título e a viagem, eu acredito que eles vão me chamar para a realização de um vídeo que será distribuído em toda JA para divulgar o meu projeto e a minha história”, revela.
Por isso, a jovem de apenas 18 anos diz que a experiência foi a melhor possível. “A viagem foi bastante surreal e incrível. Fiz muitos contatos, criei uma networking bem forte que certamente irá me ajudar em outros projetos e para alavancar o 'Missão Diversão'. Todo o aprendizado que eu tive lá certamente vai ajudar muito no que eu estou fazendo hoje e no que eu pretendo fazer no futuro”, diz.
A Junior Achievement é uma ONG que, desde 1919, ajuda jovens alunos do ensino médio e fundamental a terem o sentimento de querer se envolver com empreendedorismo, trazendo impacto na vida de outras pessoas. Atualmente, eles atuam em mais de 100 países.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br